O número de alunos interessados pelas ciências exatas e da natureza é bem menor do que de outras áreas, provavelmente devido às más experiências ocorridas no ensino médio e a baixa remuneração dos profissionais. Medidas para despertar o interesse do aluno para a ciência podem e devem ser adotadas, sendo uma delas a transferência de conhecimento de forma acessível e na linguagem do estudante atual. A ciência dos alimentos é um ramo multidisciplinar da ciência que tem como foco o estudo dos alimentos, dentro deste está inserido a Química dos Alimentos que estuda a composição e propriedades dos alimentos, bem como as transformações químicas que eles sofrem durante manipulação, processamento e armazenamento. Estes estudos se estendem a toda a cadeia produtiva, desde a produção até o consumo. A preparação dos alimentos envolve diversas operações químicas e físicas de transformação, que resultam nos alimentos prontos para o consumo. Este saber é específico das áreas de microbiologia, biologia, química e engenharia, sendo todas áreas das tecnológicas que têm difusão limitada na população. Muito do processo de preparo envolvem processos muito surpreendentes e curiosos, o que pode despertar o interesse de muitos indivíduos. Desta forma, o presente projeto visa fornecer conhecimentos básicos e mostrar os bastidores sobre alimentos apreciados pelos consumidores como massas, emulsões e chocolates, visando tornar o ensino da química mais agradável, através do melhoramento da formação de professores e despertando o interesse dos estudantes para as áreas das ciências tecnológicas, em especial a química. Este projeto será conduzido na forma de exposições orais e realização de atividades experimentais em escolas públicas e privadas para o ensino fundamental e médio, e terá como produto a elaboração de banners científico-educativos nas temáticas formação de massa, textura dos chocolates e emulsões.
Discentes, técnicos e professores da UNILA
Escolas da rede pública e privada
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