Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 26 de Outubro de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Museu de Ciências Itinerante: A Ciência por Trás do Campus Arandu
Ano: 2026 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 1300
Período de Realização: 01/09/2026 a 13/10/2028
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colegios estaduais e Municipais, Canteiro de obras Campus Arandu, prazas da cidade, Mercado Publico Barrageiros
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 07/2026)
Responsável pela Ação: JOHAN ALEXANDER CORTES SUAREZ
E-mail do Responsável: johan.suarez@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91797083


Resumo

O projeto de extensão Museu de Ciências Itinerante: A Ciência por Trás do Campus Arandu visa promover a divulgação científica e fortalecer a aproximação entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a comunidade de Foz do Iguaçu por meio de ações de educação não formal. A proposta utiliza o futuro Campus Arandu, atualmente em construção, como elemento central para discutir fenômenos relacionados à Física, Matemática, Engenharia, Arquitetura e Sustentabilidade, transformando sua concepção arquitetônica em uma ferramenta de popularização da ciência. Durante a fase de construção do campus, serão realizadas exposições itinerantes em escolas, bairros, centros comunitários, espaços públicos e no Mercado Público Barrageiro, utilizando maquetes, demonstrações fenomenológicas, modelos físicos e atividades interativas organizadas a partir de perguntas investigativas. As ações buscarão evidenciar como conceitos científicos estão presentes na geometria das edificações, na propagação do som, na iluminação natural, na transferência de calor, no comportamento dos materiais, na eficiência energética e em outras soluções adotadas no projeto arquitetônico do Campus Arandu.

O projeto também prevê atividades de curta duração voltadas aos trabalhadores envolvidos na construção do campus, valorizando a ciência presente no cotidiano da construção civil e aproximando a universidade dos diferentes atores envolvidos na implantação do novo espaço universitário. Após a inauguração do Campus Arandu, o projeto será ampliado por meio da criação de trilhas científicas, visitas guiadas e atividades permanentes de divulgação científica, transformando o campus em um museu vivo de ciências. Espera-se contribuir para a alfabetização científica da população, incentivar o interesse pelas áreas STEM, fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao novo campus e consolidar a UNILA como referência regional em divulgação científica e educação não formal.

 


Públicos Alvo

Interno:

Docentes, técnicos administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação da UNILA, especialmente dos cursos de Engenharia Física, Física, Matemática, Arquitetura, Engenharia e áreas afins, além de trabalhadores envolvidos na construção e, posteriormente, na operação do Campus Arandu.


Externo:

Estudantes da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), professores das redes pública e privada, famílias, visitantes do Mercado Público Barrageiro, moradores dos bairros de Foz do Iguaçu, participantes de eventos de divulgação científica e comunidade em geral.


Público Alvo Externo

Estudantes da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), professores das redes pública e privada, famílias, visitantes do Mercado Público Barrageiro, moradores dos bairros de Foz do Iguaçu, participantes de eventos de divulgação científica e comunidade em geral.



Membros da Equipe

  EDSON MASSAYUKI KAKUNO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  JOHAN ALEXANDER CORTES SUAREZ
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  GABRIEL TEIXEIRA DA MAIA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  CARLOS EDUARDO DE BRITO ALONSO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2026 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.15.10