Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 17 de Agosto de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS - 2ª EDIÇÃO 2024
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 35
Período do Curso: 24/08/2024 a 21/09/2024
Área Principal: 1 - COMUNICAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Online
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 34/2022)
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 14 Quantidade de Vagas: 40
Responsável pela Ação: FRANCIELE MARIA MARTINY
E-mail do Responsável: franmartiny@hotmail.com
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91796460

Resumo

O curso tem como objetivo a preparação de interessados ao realização do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame tem atendido a diferentes propósitos, profissionais ou acadêmicos, contribuindo para o acesso a certas oportunidades de trabalho e de estudo no Brasil e no exterior. Internacionalmente, o exame Celpe-Bras é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em Português como Língua Estrangeira (PLE). A preparação para esse exame é, portanto, fundamental para o bom desempenho dos participantes. Nesta oferta, pela segunda vez neste ano de 2024, o curso será realizado na modalidade a distância tanto para a comunidade acadêmica da Unila quanto para a comunidade externa, com 40 vagas. Os encontros com os cursistas serão realizados aos sábados, das 9h00 às 11h30. Complementado com atividades assíncronas de produção textual escrita, o curso tem carga horária total de 14 horas.


Programação

Os/as discentes estagiários que atuarão no curso, como parte de suas atividades obrigatórias de observação e regência, deverão contribuir na elaboração das atividades didáticas e sua aplicação nos encontros síncronos, bem como na sua reflexão com fins de elaboração de relatório de estágio e de participação em eventos científicos para divulgação do curso. Os professores orientadores deverão se pautar no planejamento disposto no quadro abaixo e orientar a seleção do material e a elaboração do plano de cada aula, que deverá ser aprovado com antecedência pela coordenadora deste projeto.

 

SEMANA 1

24/08/2024

Apresentação do exame Celpe-Bras: pressupostos teóricos e estrutura do exame.

Preparação para a realização da Tarefa 1:

- Reflexão sobre os parâmetros de avaliação da Tarefa 1;

- Prática de compreensão oral e imagética (vídeo) e produção escrita.

 

Atividade síncrona

Carga horária: 1,5h

 

Realização da Tarefa 1 pelo cursista.

Atividade assíncrona

Carga horária: 1,5h

SEMANA 2

31/08/2024

Comentários e sugestões à reescrita das respostas à Tarefa 1.

Preparação para a realização da Tarefa 2:

- Reflexão sobre os parâmetros de avaliação da Tarefa 2;

- Prática de compreensão oral (áudio) e produção escrita.

 

Atividade síncrona

Carga horária: 1,5h

 

Realização da Tarefa 2 pelo cursista.

 

Atividade assíncrona

Carga horária: 1,5h

SEMANA 3

07/09/2024

Comentários e sugestões à reescrita das respostas à Tarefa 2

Preparação para a realização da Tarefa 3:

- Reflexão sobre os parâmetros de avaliação da Tarefa 3;

- Prática de compreensão e produção escrita.

 

Atividade síncrona

Carga horária: 1,5h

 

Realização da Tarefa 3 pelo cursista.

Atividade assíncrona

Carga horária: 1,5h

SEMANA 4

14/09/2024 

Comentários e sugestões à reescrita das respostas à Tarefa 3.

Preparação para a realização da Tarefa 4:

- Reflexão sobre os parâmetros de avaliação da Tarefa 4;

- Prática de compreensão e produção escrita.

 

Atividade síncrona

Carga horária: 1,5h

 

Realização da Tarefa 4 pelo cursista. 

Atividade assíncrona

Carga horária: 1,5h

SEMANA 5     

21/09/2024

Comentários e sugestões à reescrita das respostas à Tarefa 4.

Preparação para a Parte Oral do exame:

- Estrutura da parte oral;

- Reflexão sobre os parâmetros de avaliação da parte oral;

- Prática de interação.

 

Atividade síncrona

Carga horária: 1,5h

Carga horária total: 14h



Públicos Alvo

Interno:

Acadêmicos internacionais


Externo:

Migrantes internacionais


Público Alvo Externo

Migrantes internacionais



Membros da Equipe

  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FREDERICK ANDRES PACHECO ALBUJA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6