O presente projeto de extensão tem como foco desenvolver uma proposta de análise e produção de materiais didáticos para a educação linguística em línguas adicionais, síncrona e assíncrona, na região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Nesse contexto plurilíngue e translíngue, as fronteiras não são apenas espaços geográficos, mas também enunciativos (STURZA, 2010), construindo um lócus de tensionamento e conflitos, perpassado por relações de poder. A produção de materiais didáticos para uma educação linguística visa possibilitar o desenvolvimento do letramento crítico (PENNYCOOK, 2004) a partir da análise, reflexão e elaboração de textos multissemióticos que podem vir a promover a negociação de sentidos sobre aspectos linguísticos, históricos, sociais e culturais. Para tanto, o projeto divide-se em quatro etapas: O projeto de extensão será dividido em quatro etapas: a primeira constituirá na seleção e análise de materiais didáticos de língua espanhola usados no CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) - Língua Espanhola; a segunda aponta para a produção e uso de materiais didáticos (TOMLINSON; MASUHARA, 2013) que contemplem práticas de letramentos multimodais, no CELEM; a terceira etapa objetiva analisar os materiais didáticos produzidos e as interações que ocorrem com o uso dos mesmos nas aulas do CELEM; na quarta etapa haverá uma oficina sobre a produção e o uso do material didático, a partir das experiências vivenciadas nas etapas anteriores, voltada aos professores da Rede Pública de ensino, estudantes de licenciatura em Letras e demais interessados na temática.
Discentes dos cursos
Estudantes das escolas públicas estaduais de Foz do Iguaçu
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6