Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Produção, uso e análise de materiais didáticos para a educação linguística em espanhol no CELEM
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 40
Período de Realização: 15/04/2023 a 15/12/2023
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escola Estadual Flavio Warken
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL 73/2022/PROEX - PROBEX)
Responsável pela Ação: VALDINEY DA COSTA LOBO
E-mail do Responsável: valdiney.lobo@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795947


Resumo

O presente projeto de extensão tem como foco desenvolver uma proposta de análise e produção de materiais didáticos para a educação linguística em línguas adicionais, síncrona e assíncrona, na região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Nesse contexto plurilíngue e translíngue, as fronteiras não são apenas espaços geográficos, mas também enunciativos (STURZA, 2010), construindo um lócus de tensionamento e conflitos, perpassado por relações de poder. A produção de materiais didáticos para uma educação linguística visa possibilitar o desenvolvimento do letramento crítico (PENNYCOOK, 2004) a partir da análise, reflexão e elaboração de textos multissemióticos que podem vir a promover a negociação de sentidos sobre aspectos linguísticos, históricos, sociais e culturais. Para tanto, o projeto divide-se em quatro etapas: O projeto de extensão será dividido em quatro etapas: a  primeira constituirá na seleção e análise de materiais didáticos de língua espanhola usados no CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) - Língua Espanhola; a segunda aponta para a produção  e uso de materiais didáticos (TOMLINSON; MASUHARA, 2013) que contemplem práticas de letramentos multimodais, no CELEM; a terceira etapa objetiva analisar os materiais didáticos produzidos e as interações que ocorrem com o uso dos mesmos nas aulas do CELEM; na quarta etapa haverá uma oficina sobre a produção e o uso do material didático, a partir das experiências vivenciadas nas etapas anteriores, voltada aos professores da Rede Pública de ensino, estudantes de licenciatura em Letras e demais interessados na temática. 

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes dos cursos


Externo:

Estudantes das escolas públicas estaduais de Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

Estudantes das escolas públicas estaduais de Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  JULIA CRISTINA GRANETTO MOREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  VALDINEY DA COSTA LOBO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JAIME ANDRÉS MELLADO DÍAZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  ANDRES JOSE ALCALDE COLINA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GUILLERMO DAVID SOTO GIRALDO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6