O despejo de óleo de fritura no meio ambiente tem provocado impactos ambientais significativos. Em decorrência deste fato, várias propostas têm surgido no intuito de se reutilizar este óleo e minimizar sua ação poluente. Uma das formas de aproveitamento deste óleo é a sua saponificação para a produção de sabão doméstico em escala artesanal, sendo objeto de grande interesse para algumas comunidades, instituições e organizações que não só tem retirado este poluente do meio ambiente, como também tem permitido a geração alternativa de renda. Em particular, o óleo vegetal residual, utilizado no processo de frituras de alimentos, encontra-se entre os resíduos que, infelizmente, não possuem um método definido para seu gerenciamento ou reaproveitamento, ao contrário do que se pensa, o sabão por si só não limpa coisa alguma. Essa aparente contradição pode ser entendida quando se sabe que os detergentes entre os quais a forma mais simples e conhecida é o sabão - são agentes umectantes que diminuem a tensão superficial observada nos solventes, permitindo maior contato dos corpos com os líquidos, que realmente limpa. Este projeto tem como objetivo a avaliação da qualidade do sabão produzido com óleo residual e extrato alcoólico de plantas medicinais incorporadas à composição do sabão cujas características da mesma conferem ao sabão algumas propriedades, entre as quais, cicatrizantes, analgésicas, e outras que trazem benefícios a pele. Algumas variações encontradas nas propriedades avaliadas, podem ser devido ao tipo de planta utilizada. Formação de espuma, rachaduras e amolecimento entre outras são características que se observa. Outra constatação foi quanto ao aspecto do sabão, relacionado ao tempo de armazenamento, rancificação do óleo usado e formação de espuma. De uma maneira geral os resultados são muito positivos e promissores. Este estudo tem ainda a intenção de fornecer dados que podem contribuir com outras soluções viáveis na reutilização deste tipo de contaminante ambiental.
Discentes e Técnicos Analíticos
Escolas Municipais e Estaduais da região de Foz do Iguaçu. Escolas e instituições dos Países vizinhos - Argentina e Paraguai. Instituições de Saúde e meio ambiente da região.
Foto SEUNI -1
Foto SEUNI - 2
Foto Boyci Dois
Foto - Oficina no JU
Foto Boyci 3 - Preparação da massa liquida
Fotos do Conjunto residencial Boyci Dois - Clube de Mães
Foto Boyci 4 - Adição da massa liquida aos moldes (caixinhas de leite)
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6