A extensão universitária oportuniza aos acadêmicos a possibilidade de consolidar conhecimentos teóricos adquiridos durante graduação através da prática, enquanto desenvolve um trabalho junto a comunidade, entendida como um espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo. A organização do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, direciona-se através de políticas e programas implementados gradativamente e, entre esses, tem-se a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). As políticas públicas de saúde brasileiras, fundamentadas nas diretrizes do SUS, têm demonstrado relevância para desencadear mudanças em diferentes cenários, e dentre elas é possível pensar de modo crítico-refletivo e prático no processo de educação dos profissionais da saúde. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político-pedagógica, com o objetivo de nortear a formação, desenvolvimento e a qualificação dos profissionais visando a transformação das práticas profissionais e a própria organização do trabalho com base nas necessidades e dificuldades do sistema. Preconiza a melhoria do acesso, qualidade e humanização na prestação de serviços e fortalecimento dos processos de gestão político-institucional do SUS, no âmbito federal, estadual e municipal, considerando o trabalho articulado entre as esferas de gestão, instituições de ensino, serviço e comunidade.
O objetivo desse projeto de extensão é promover a educação permanente junto aos profissionais das equipes de Saúde da Família de Foz do Iguaçu a fim de melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do SUS na atenção primária. O projeto será realizado em três a quatro USF do município de Foz do Iguaçu, selecionadas juntamente com o coordenador da educação permanente do município e diretoria da atenção primária. O público-alvo são os profissionais que compõem as equipes de saúde da família (eSF), sendo: médicos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem, agente comunitário de saúde, dentista, auxiliar de dentista e as gerentes das unidades. Também os integrantes das equipes multiprofissionais que trabalham em apoio às eSF na atenção primária.
Os resultados esperados são: aperfeiçoamento das competências técnicas e relacionais da equipe de Saúde da Família; Melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes; Fortalecimento da atuação da equipe de Saúde da Família como agente de transformação na comunidade; Integração dos conhecimentos adquiridos nas práticas de atendimento, aumentando a eficiência da equipe e satisfação dos usuários; e desenvolvimento de competências profissionais dos acadêmicos envolvidos nesse projeto.
Discentes e docentes do curso de Medicina.
Profissionais atuantes nas equipes saúde da família (eSF) e integrantes das equipes multiprofissionais que auxiliam as eSF.
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