O projeto de extensão Pedagogia de fronteira, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, visa a atuar em dois eixos: contribuir com a formação docente de professores de escolas da rede Municipal de Foz do Iguaçu e oferecer oficinas de educação linguística em espanhol para alunos do Ensino Fundamental 1. No curso de formação docente e nas oficinas ministradas nas escolas, nossa proposta é fazer um recorte a partir do viés educacional, pois acreditamos que o currículo e as práticas pedagógicas têm influência direta na visão de sujeito e como este é construído e constrói o mundo. Para realizar o processo de formação e de elaboração das oficinas de educação linguística em espanhol, grafite e educação ambiental, analisamos a língua como discurso, onde assumimos que os processos interpretativos são construídos pelos sujeitos, em meio às relações de poder instauradas no confronto de saberes e sentidos. Deste modo, possibilita-se a capacidade de analisar e refletir sobre os fenômenos linguísticos e culturais como realizações discursivas, as quais se revelam na/pela história dos sujeitos que fazem parte deste processo, assim como nas práticas educacionais, possibilitando outras pedagogias para outros sujeitos (Arroyo, 2014) e contribuindo para se repensar identidades e culturas invisibilizadas nos espaços educacionais fronteiriços.
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Espanhol nas escolas
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