A estatística é uma ciência intimamente ligada com a pesquisa científica e portanto um bom profissional deve possuir um razoável conhecimento das técnicas utilizadas em sua área. Ainda, vivemos em uma era com grande domínio das tecnologias e a geração de uma quantidade imensurável de dados, conhecidos como “big data”, onde uma análise por mais simples que seja se torna humanamente impensável sem auxílio computacional.
Com a necessidade cada vez mais evidente da multidisciplinaridade e a geração de resultados rápidos, as áreas de conhecimento com viés histórico de baixa afinidade com procedimentos computacionais e matemáticos se encontra diante de mudanças necessárias e que muitas vezes no âmbito acadêmico não são possíveis de serem implementadas rapidamente surgindo assim uma oportunidade para a proposição deste projeto.
Durante a realização de seu curso os discentes que pretendemos atingir necessitam realizar leitura de diversos artigos que muitas vezes utilizam procedimentos estatísticos e portanto, a sua compreensão e capacidade de replicação através de uma ferramenta confiável são fundamentais. Além disso, com relatos tomados com uma professora Elaine* cita que em saúde coletiva se trabalha com uma massa de dados como análises de filogenética e evolução mas que uma disciplina de bioinformática poderia ter um destaque maior como o software R (2023). Ainda, a professora Carmen* cita que disciplinas como métodos e estudos epidemiológicos seriam muito beneficiadas com o conhecimento do software.
Alfredo Chaoubah (2021) destaca que “... a atuação conjunta de profissionais de saúde, estatística e computação tende a contribuir para um intercâmbio de experiências e o incremento da qualidade das pesquisas” sendo pouco “produzido com foco no ensino superior”. Desta forma, esperamos diminuir a dificuldade de entender resultados em artigos pois ao apresentar uma ferramenta para análise de resultados confiável e gratuita espera-se que o discente opte por analisar por próprio os resultados encontrados bem como produzir resultados antes desmotivado pela complexidade matemática/computacional.
Portanto, com este projeto pretende-se atender discentes da própria instituição bem como discentes de faculdades e universidades, em especial a UNIOESTE por sua proximidade territorial, oferecendo conhecimento de uso e aplicação estatística do software gratuito R (2023) e formar entre os alunos uma equipe visando atender os dispostos da orientação a Resolução CNE 07/2018 na formação extensionista dos discentes, que necessariamente durante o seu curso tem um diálogo com a sociedade através de estudos na qualidade de vida, revertendo assim o conhecimento adquirido em prol da sociedade.
Discentes dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas e Saúde Coletiva
Discentes do curso de Enfermagem UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu
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