Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Estratégias de enfrentamento ao estresse para pais/responsáveis de pessoas com deficiência na APAE Foz do Iguaçu - PR
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 10 Público Estimado: 498
Período de Realização: 15/04/2023 a 15/12/2023
Área Principal: 6 - SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Sede Educação
APAE, Sede assistência à Saúde
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL 73/2022/PROEX - PROBEX)
Responsável pela Ação: ANALIA ROSARIO LOPES
E-mail do Responsável: analia.lopes@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795869


Resumo

O estresse está presente em nosso dia a dia e pode ter consequências prejudiciais à saúde física e mental dos indivíduos, a depender do processo de enfrentamento de cada pessoa. O conceito Senso de Coerência (SOC) advém da teoria Salutogênica criada pelo sociólogo norte-americano Aaron Antonovsky para explicar o porquê de algumas pessoas permanecerem saudáveis frente a situações estressantes e outros adoecerem. O senso de coerência é composto por três variáveis que atuam juntas, permitindo o indivíduo a atuar e enfrentar as adversidades presentes em sua existência, sendo elas: compreensibilidade (capacidade de compreender um evento), maneabilidade (percepção do potencial de manipulá-lo ou resolvê-lo) e significância (significado que se dá a esse evento). Ver o mundo como compreensível, manejável e com significado facilita a seleção de recursos, adoção de estratégias, comportamentos eficazes e apropriados para o enfrentamento de situações adversas. O objetivo do projeto é desenvolver estratégias de enfrentamento ao estresse através do fortalecimento do senso de coerência de pais ou responsáveis de pessoas com deficiência que frequentam a APAE Foz do Iguaçu-PR. Portanto, o fortalecimento do senso de coerência dos pais ou responsáveis de pessoas com deficiência, ajudará a dar significado para o evento que estão vivenciando, facilitará a compreensão da deficiência que seu filho apresenta e também auxiliará no manejo da situação. Desta forma, pais com SOC elevado, tendem a sofrer menos, ter mais qualidade de vida e saúde. Esta condição também envolve benefícios às crianças, pois os pais saberão buscar adequadamente os tratamentos e auxílios necessários que a criança precisa para seu pleno desenvolvimento motor, intelectual e afetivo, além de expandir os horizontes quanto às capacidades de uma pessoa com deficiência, contribuindo para maior inclusão social. Vale destacar que o papel da universidade nesta relação com a sociedade é de aprender com a comunidade e de contribuir com a transformação social. Deste modo, ressalta-se a grande oportunidade aos acadêmicos envolvidos de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e praticar ações efetivas e assistenciais na solução de problemas reais. 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes e docentes do curso de Medicina e Saúde Coletiva.


Externo:

Pais ou responsáveis de pessoas com deficiência que frequentam a APAE de Foz do Iguaçu.


Público Alvo Externo

Pais ou responsáveis de pessoas com deficiência que frequentam a APAE de Foz do Iguaçu.



Membros da Equipe

  ANALIA ROSARIO LOPES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ANA CLARA DE ALMEIDA VALADAO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  CLARICE GIACOMELLI BENJAMIN
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  CLARICE GIACOMELLI BENJAMIN
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  AMANDA ALVES SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MATEUS FERRARI ROLDAO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ANA CLARA DE ALMEIDA VALADAO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  YULENY TATIANA HUERTAS SARMIENTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ADRIANO RAFAEL TARGANSKI NODARI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  MARGINE ILEANA TOLEDO PEREZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GABRIELLA MONTEIRO DE CASTRO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6