O estresse está presente em nosso dia a dia e pode ter consequências prejudiciais à saúde física e mental dos indivíduos, a depender do processo de enfrentamento de cada pessoa. O conceito Senso de Coerência (SOC) advém da teoria Salutogênica criada pelo sociólogo norte-americano Aaron Antonovsky para explicar o porquê de algumas pessoas permanecerem saudáveis frente a situações estressantes e outros adoecerem. O senso de coerência é composto por três variáveis que atuam juntas, permitindo o indivíduo a atuar e enfrentar as adversidades presentes em sua existência, sendo elas: compreensibilidade (capacidade de compreender um evento), maneabilidade (percepção do potencial de manipulá-lo ou resolvê-lo) e significância (significado que se dá a esse evento). Ver o mundo como compreensível, manejável e com significado facilita a seleção de recursos, adoção de estratégias, comportamentos eficazes e apropriados para o enfrentamento de situações adversas. O objetivo do projeto é desenvolver estratégias de enfrentamento ao estresse através do fortalecimento do senso de coerência de pais ou responsáveis de pessoas com deficiência que frequentam a APAE Foz do Iguaçu-PR. Portanto, o fortalecimento do senso de coerência dos pais ou responsáveis de pessoas com deficiência, ajudará a dar significado para o evento que estão vivenciando, facilitará a compreensão da deficiência que seu filho apresenta e também auxiliará no manejo da situação. Desta forma, pais com SOC elevado, tendem a sofrer menos, ter mais qualidade de vida e saúde. Esta condição também envolve benefícios às crianças, pois os pais saberão buscar adequadamente os tratamentos e auxílios necessários que a criança precisa para seu pleno desenvolvimento motor, intelectual e afetivo, além de expandir os horizontes quanto às capacidades de uma pessoa com deficiência, contribuindo para maior inclusão social. Vale destacar que o papel da universidade nesta relação com a sociedade é de aprender com a comunidade e de contribuir com a transformação social. Deste modo, ressalta-se a grande oportunidade aos acadêmicos envolvidos de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e praticar ações efetivas e assistenciais na solução de problemas reais.
Discentes e docentes do curso de Medicina e Saúde Coletiva.
Pais ou responsáveis de pessoas com deficiência que frequentam a APAE de Foz do Iguaçu.
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