Considerando que a visão de cores é primordial para permitir ao aluno um bom desempenho escolar e uma compreensão do mundo a sua volta, bem como para justificar possíveis gaps de aprendizado devido à má interpretação das cores, este projeto de extensão visa à coleta de dados a respeito de distúrbios visuais cromáticos ainda não diagnosticados em estudantes do quarto ano da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu. O projeto objetiva que pais, a coordenação da escola, e mesmo a comunidade acadêmica, tenham ciência de casos de doenças congênitas acometendo alunos do ensino fundamental público da cidade.
Dificuldades de aprendizado por problemas como a Deuteranopia (falta de visão da cor verde) e Protanopia (baixa diferenciação da cor vermelha) poderão ser prevenidos se medidas como alterações nos programas de ensino forem realizadas precocemente, visando o grupo de estudantes acometidos pela doença. Outro ponto a se considerar é o recrutamento de oftalmologistas, o qual pode ser muito dispendioso ao sistema de saúde de uma cidade para realizar uma pesquisa de tamanho escopo; desse modo, o objetivo deste trabalho também é fornecer vias para possibilitar a melhoria da saúde visual dos alunos com medidas que evitem o agravamento de complicações que podem atingir um âmbito maior na vida desses.
Os dados obtidos servirão para planejamentos de ações na área da educação e saúde visual dos alunos da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu. Igualmente, o uso dos dados poderá ser aproveitado pela comunidade acadêmica para compilações posteriores e análises correlacionais, levando em conta que os alunos poderão ser reavaliados posteriormente em fases subsequentes do seu ensino, a fim de comparar com outros estudos e dados já obtidos em outras regiões. Utilizando o Teste de Ishihara de 24 placas, a metodologia se baseia no diagnóstico de anormalidades visuais nos alunos e será realizada por estudantes do curso de Medicina. Por estar associado a uma metodologia bem solidificada na área do daltonismo, o projeto está atualmente atrelado à pesquisa “ANÁLISE DEMOGRÁFICA E INCIDÊNCIA DE DALTONISMO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU - PR” (CAAE 60653222.7.0000.0107), aprovado em 01/08/2022 pelo CEP da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Não há
alunos da rede básica de ensino do município
Fotos de etapas dos eventos
Fotos de etapas dos eventos 01
Foto 003
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6