Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Avaliação de anormalidades cromossômicas numéricas em portadores de deficiência intelectual atendidos em uma organização social de Foz do Iguaçu, PR – Fase II
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 160
Período de Realização: 15/12/2022 a 15/12/2023
Área Principal: 6 - SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: APAE
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 56/2022/PROEX/PROFAEX - Projetos)
Responsável pela Ação: ALESSANDRA PAWELEC DA SILVA
E-mail do Responsável: alessandra.silva@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795821


Resumo

Alterações numéricas em cromossomos são eventos comuns e podem implicar em malformações, deficiência intelectual e algumas síndromes, tal como a síndrome de Down, que cursa com anomalias reconhecidas clinicamente e déficit cognitivo, trazendo alterações comportamentais (DE MATOS, 2007). As doenças genéticas relacionadas aos cromossomos perduram por todo o ciclo vital do indivíduo, sendo de suma importância que os portadores sejam diagnosticados e que a família receba orientações, tanto para dar o devido auxílio quanto para o planejamento familiar, pois podem não ser eventos isolados e, neste caso, terem risco de recorrência. Desta forma, este projeto visa estabelecer a frequência de anormalidades cromossômicas numéricas em portadores de deficiência intelectual atendidos em uma unidade de educação especial na cidade de Foz do Iguaçu, PR, com a análise cariotípica daqueles que ainda não foram submetidos a este exame, para que recebam um diagnóstico correto, possibilitando intervenções específicas focadas nas necessidades individuais e do núcleo familiar. Vale destacar que um projeto de mesmo nome esteve em execução no ano 2022, objetivando atender 50 indivíduos da APAE. Ao executar tal projeto, verificou-se que a instituição possui mais de 500 alunos matriculados. Portanto, no presente projeto pretende-se ampliar o número de indivíduos atendidos, estendendo a análise cromossômica de alunos com deficiência intelectual ainda sem diagnóstico para pelo menos mais 100 indivíduos.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes da graduação e pós-graduação


Externo:

Indivíduos assistidos pela APAE, pais e educadores


Público Alvo Externo

Indivíduos assistidos pela APAE, pais e educadores



Membros da Equipe

  MARIA CLAUDIA GROSS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ALESSANDRA PAWELEC DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  EUDES JUNIO DIAS LEMOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  EUDES JUNIO DIAS LEMOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CATHERINE ALEJANDRA MOLINA SOMOZA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  FREDDY ROMANNO AIRES NADER
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  DAYANA CONSTANZA DEL PILAR UNDA MORÁN
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  VIVIANA LÓPEZ COLORADO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ALBERT LUIZ COSTA DA COSTA
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR



Lista de Fotos

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