Alterações numéricas em cromossomos são eventos comuns e podem implicar em malformações, deficiência intelectual e algumas síndromes, tal como a síndrome de Down, que cursa com anomalias reconhecidas clinicamente e déficit cognitivo, trazendo alterações comportamentais (DE MATOS, 2007). As doenças genéticas relacionadas aos cromossomos perduram por todo o ciclo vital do indivíduo, sendo de suma importância que os portadores sejam diagnosticados e que a família receba orientações, tanto para dar o devido auxílio quanto para o planejamento familiar, pois podem não ser eventos isolados e, neste caso, terem risco de recorrência. Desta forma, este projeto visa estabelecer a frequência de anormalidades cromossômicas numéricas em portadores de deficiência intelectual atendidos em uma unidade de educação especial na cidade de Foz do Iguaçu, PR, com a análise cariotípica daqueles que ainda não foram submetidos a este exame, para que recebam um diagnóstico correto, possibilitando intervenções específicas focadas nas necessidades individuais e do núcleo familiar. Vale destacar que um projeto de mesmo nome esteve em execução no ano 2022, objetivando atender 50 indivíduos da APAE. Ao executar tal projeto, verificou-se que a instituição possui mais de 500 alunos matriculados. Portanto, no presente projeto pretende-se ampliar o número de indivíduos atendidos, estendendo a análise cromossômica de alunos com deficiência intelectual ainda sem diagnóstico para pelo menos mais 100 indivíduos.
Discentes da graduação e pós-graduação
Indivíduos assistidos pela APAE, pais e educadores
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