Considerando que a visão é primordial para permitir ao aluno um bom desempenho escolar e uma compreensão do mundo a sua volta, bem como para justificar possíveis gaps de aprendizado devido à baixa acuidade ou defeitos congênitos, este projeto de extensão visa à coleta de dados a respeito de distúrbios visuais ainda não diagnosticados em estudantes do quarto ano da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu. O projeto objetiva que pais, a coordenação da escola, e mesmo a comunidade acadêmica, tenham ciência de casos de doenças acometendo alunos do ensino fundamental público da cidade.
Dificuldades de aprendizado por problemas de lesões fundoscópicas poderão ser prevenidas se medidas como identificação e diagnóstico dos problemas forem realizadas precocemente, visando o grupo de estudantes acometidos pelas doenças. Outro ponto a se considerar é o recrutamento de oftalmologistas, o qual pode ser muito dispendioso ao sistema de saúde de uma cidade para realizar uma pesquisa de tamanho escopo; desse modo, o objetivo deste trabalho também é fornecer vias para possibilitar a melhoria da saúde visual dos alunos com medidas que evitem o agravamento de complicações que podem atingir um âmbito maior na vida desses.
Os dados obtidos servirão para planejamentos de ações na área da educação e saúde visual dos alunos da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu. Igualmente, o uso dos dados poderá ser aproveitado pela comunidade acadêmica para compilações posteriores e análises correlacionais, levando em conta que os alunos poderão ser reavaliados posteriormente em fases subsequentes do seu ensino, a fim de comparar com outros estudos e dados já obtidos em outras regiões. Utilizando a oftalmoscopia direta, a metodologia se baseia no diagnóstico de anormalidades visuais nos alunos e será realizada por estudantes do curso de Medicina. A metodologia também prevê a capacitação dos estudantes para a prática do uso do método supracitado, partindo do uso de um oftalmoscópio, por se tratar de um método não invasivo, já documentado e confiável para prever diversas alterações visuais decorrentes de problemas congênitos ou mesmo de cunho infeccioso.
Discentes do curso de Medcina
Alunos da rede básica de ensino (municipal)
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