Hoje em dia é crescente o uso de pilhas e baterias para produzir energia elétrica em todos equipamentos eletrônicos, incluindo telefones celulares, controles remotos, rádios, brinquedos eletrônicos e muitos outros equipamentos portáteis. Assim, as pilhas e baterias são usadas como dispositivos e estão presentes no nosso dia-a-dia. Através deste tema, o projeto visa atividades integradas de experiências em eletroquímica, reações que ocorrem em pilhas e baterias, realizadas pelos discentes extensionistas da UNILA para os alunos das escolas públicas. Estas atividades de extensão objetivam uma maior aproximação dos estudantes extensionistas da UNILA com os professores e alunos das escolas públicas. Concomitante a isto, pretende-se fazer uma maior divulgação da UNILA, do ambiente e cursos que a universidade oferece aos estudantes que nela ingressam. As atividades poderão ser na língua portuguesa e/ou língua espanhola. A proposta aqui descrita, já está em andamento e sendo desenvolvida em quatro escolas públicas de Foz do Iguaçu-PR, dentre elas, Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, Flávio Warken, D. Pedro II, duas de Santa Terezinha de Itaipu-PR e outras. A participação de estudantes extensionistas bolsistas e voluntários, matriculados nos cursos de graduação em licenciaturas, engenharias e de outros de áreas afins da UNILA é o que serve de base para a formação de recursos humanos. Estes estudantes participarão semanalmente de visitas às escolas, que poderão ocorrer no intervalo do recreio (por volta de 20 minutos) e/ou contraturno (3 horas). Os alunos das escolas visitadas, recebem atividades acadêmicas e experimentais de ciências juntamente com o professor colaborador da escola. Assim, espera-se obter uma maior interação dos estudantes do ensino médio (1º, 2º e 3º ano) com os estudantes da UNILA. Com as atividades experimentais busca-se despertar um maior interesse dos estudantes de baixa renda, pelos cursos das ciências exatas, especialmente as ciências químicas, físicas e engenharias, e maior presença das mulheres nestes cursos, como também despertar nos professores parceiros destas escolas o interesse para integrarem os cursos de pós-graduação ofertados pela UNILA. Concomitante a isto, espera-se uma divulgação mais ampla dos cursos de graduação da UNILA, através material de apoio (slides e folders) apresentado, nas comunidades escolares de Foz do Iguaçu-PR e região oeste do Paraná e Tríplice Fronteira. Esta oportunidade de relação Universidade e Sociedade apresentará aos estudantes do ensino médio o que realmente é uma Universidade pública e o que ela tem a oferecer aos estudantes quando nela ingressam.
Discentes, Professores, pesquisadores, funcionários da UNILA, UNIOESTE e do Parque Tecnológico de Itaipu.
Alunos, Professores, Diretores e funcionários e familiares das escolas
Foto 06
Foto 07
Foto 01
Foto 03
Foto 010
Foto 05
Foto 02
Foto 04
Foto 08
Foto 09
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6