A UNILA já realizou três edições da Semana da Pessoa com Síndrome de Down de Foz do Iguaçu nos anos de 2018 e 2019 (formato presencial) e em 2022 (formato online). Em 2021 o Estado do Paraná aprovou a lei 20599, de 31 DE MAIO DE 2021, que institui o Dia da Valorização das Pessoas com Síndrome de Down, a ser realizado anualmente em 21 de março. A referida lei institui o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down e a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down a serem realizados anualmente em 21 de março e na semana que compreender a data ora mencionada, respectivamente. A Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down tem como objetivo favorecer a compreensão de familiares, educadores, profissionais de saúde e da população em geral, sobre os direitos à educação, à saúde, à qualidade de vida, ao trabalho e o combate ao preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down. Buscando manter esse objetivo, este evento pretende ser mais um espaço de disseminação dessas informações para a região de Foz do Iguaçu-PR.
Serão realizadas atividades formativas na semana de 20 a 25/03, na UNILA. As atividades serão presenciais, com possibilidade de transmissão ao vivo e posterior gravação em canal do Youtube (a ser confirmado com as/os convidadas/os). Para recebercertificado de 20 horas, será necessária a participação presencial em, pelo menos, 3 noites do evento, que terá a seguinte programação:
20/03/2023 – 19h – Auditório UNILA Jardim Universitário
Profa. Dra. Carla Biancha Angelucci – professora associada da Faculdade de Educação da USP. Psicóloga, mestra em Psicologia Escolar e doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua na graduação e na pós-graduação pesquisando a promoção e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência à educação escolar.
21/03/2023 – 19h – Auditório UNILA Jardim Universitário
Msc. Larissa Schelbauer- Psicóloga, formada em 2012 (Uniguairacá), com especialização em Saúde Mental (2016, Unicampo), Mestra em Políticas Públicas (2022, UNILA), servidora pública municipal de Guarapuava-PR, com experiência de atuação na Política de Assistência Social- Média e Alta Complexidade, colaboradora do CRP-PR no Núcleo de Psicologia Anticapacitista. Defensora de direitos humanos e de políticas públicas antimanicomiais, antirracistas, antiproibicionistas e anticapacitista.
Msc. Caroline Ribeiro - Assistente Social da secretaria municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, desde 2008 - Especialista e Mestra em serviço social. Atualmente assistente social e gerente do CER IV de Foz do Iguaçu.
22/03/2023 – 19h – Auditório UNILA Jardim Universitário
Profa. Dra. Liana Lopes Bassi- Assistente Social, Doutora em Serviço Social e política social (UEL), Mestre em políticas públicas (UEM), especialista em Políticas Sociais, Gestão em Saúde e História dos movimentos sociais no Brasil. Servidora aposentada da Secretaria de Estado da Saúde (SESA/PR). Professora colaboradora de Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina - UEL . Coordenadora da Seccional de Londrina do Conselho Regional de Serviço Social, gestão 2020/2023, milita nos movimentos da pessoa com deficiência sendo vice-presidente da Federação Paranaense de Associações de Síndrome de Down - FEPASD e da Diretoria da Associação Download de Apoio à Sindrome de Down.
Luiza Acosta – diretora do grupo de autodefensores do Estado do Paraná, membro da Associação DownloAd de Apucarana. Atualmente está cursando Publicidade e Propaganda.
Msc. Edilson Carlos Balzan – Professor ePresidente do Conselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu
Dilson Paulo Alves – Artista Plástico e Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu
23/03/2023 – 19h – Auditório UNILA Jardim Universitário
Profa. Dra. Neide da Silveira Duarte de Matos - Doutora em Psicologia pela UEM, com Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia, ambos pela Unioeste. Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDOPR e GEPESPHC. Membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE. Atualmente atua como professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação - UNIOESTE/Cascavel. Foi Coordenadora Geral do Núcleo de Formação de Professores e Prática de Ensino - NUFOPE - UNIOESTE. Atuou como coordenadora responsável pela Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Cascavel - (PR). Tem experiência na área de Educação; professora da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental; Coordenadora Pedagógica Escolar e também Direção Escolar. Durante os anos de 2008, 2009 e 2010 atuou no processo de formação de professores da Educação Especial e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Cascavel.
Yasmin Hachem – vereadora do município de Foz do Iguaçu (gestão 2021/2024),presidente da Comissão Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Defesa do Cidadão da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu
24/03/2023 – 19h – Auditório UNILA Jardim Universitário
Mariana Rosa – jornalista, educadora e mestranda em Educação pela USP-SP. Fundadora do Instituto Cáue
25/03/22023* – 10h – Auditório UNILA Campus Integração
No último dia, o Grupo de Famílias Unidas pela Trissomia do 21fará um balanço do evento e organização das pautas de reivindicação dos direitos das pessoas com síndrome de down na cidade de Foz do Iguaçu.
*Esse último dia é uma atividade aberta a qualquer interessado/a, mas que não contará com certificação.
A expectativa é permitir troca de experiências, ampliando as possibilidades de organização dos serviços oferecidos no município de Foz do Iguaçu. A troca de experiências será valorizada durante o evento, com foco na mudança de práticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas com a trissomia do 21 e que respeitem direitos sociais básicos previstos desde a Constituição e reafirmados na Lei Brasileira de Inclusão.
Este evento recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNILA, por meio do edital n.° 57/2022/PROEX de seleção para apoio à realização de eventos de extensão, do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História – ILAACH/UNILA e da empresa Transli Soluções Logísticas.
Haverá presença de Tradutor e Intérprete de LIBRAS durante os 5 dias de evento
Acadêmicos/as de cursos de licenciatura, da saúde e serviço social e servidores docentes e técnico-administrativos em educação e demais interessados/as
Professores/as da educação básica e superior, trabalhadores/as da área da saúde e da assistência social, pessoas com deficiência intelectual e seus familiares e demais interessados/as
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6