Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Modelagem Digital e Otimização: Ladybug como Suporte ao Projeto Arquitetônico Bioclimático
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 20
Período do Curso: 14/10/2022 a 04/11/2022
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Jardim Universitário
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 34/2022)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 20
Responsável pela Ação: EGON VETTORAZZI
E-mail do Responsável: egon.vettorazzi@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795732

Resumo

O setor da construção é responsável por 51% da eletricidade consumida no Brasil e cerca de 10% do total de emissão dos gases de efeito estufa. A eficiência energética das edificações está diretamente relacionada ao potencial de proporcionar conforto aos seres humanos com o mínimo de consumo de energia. O curso de extensão, modelagem digital e otimização: Ladybug como suporte ao projeto arquitetônico bioclimático tem por objetivo desenvolver algoritmos de simulação termo energéticas utilizando a programação visual para aprofundar os conhecimentos em análises de conforto térmico. Ladybug tools é uma coleção de aplicativos gratuitos de computador que suportam design ambiental e educação. Os aplicativos são válidos pois foram construídos em cima de vários motores de simulação normalizados. O curso, com vagas limitadas, será aberto à comunidade interna e externa da Unila, em especial aos estudantes e profissionais da área de arquitetura e urbanismo e engenharia civil da Tríplice Fronteira. O método do curso contará com apresentação de slides para introduzir conceitos básicos necessários para um melhor entendimento dos conteúdos das atividades práticas e toda a explicação será acompanhada da utilização em conjunto dos softwares. Os alunos participarão das atividades práticas e aulas teóricas de forma ativa. Os resultados esperados são: contribuir com o desenvolvimento de análises de conforto através de simulações termo energéticas; colaborar na formação complementar dos alunos do curso, principalmente na importância de se projetar pensando no comportamento ambiental da edificação.


Programação

 

Aula

Data

Tópico

Conteúdo

Método

1

14/10

Apresentação: Modelagem e parametrização

Aplicação de Estratégias de Eficiência Energética em Projetos

Aula discursiva

Projeto Paramétrico

Projeto Baseado em Desempenho

Otimização na concepção do projeto: conceitos gerais e algoritmos genéticos

Uso do Grasshopper para modelagem paramétrica

Apresentação da estrutura do curso

Cronograma, atividades e dúvidas

Modelagem de geometria básica no Grasshopper

Ferramentas básicas

Atividade prática

Modelagem 

2

21/10

Ladybug e a concepção do projeto bioclimático

Apresentação do Ladybug e Honeybee

Atividade prática

Download dos arquivos com dados climáticos

Funcionalidades e possibilidades de informações interpretadas pelo LadyBug (Carta Solar, Ventos predominantes e etc)

Obtenção dos parâmetros de simulação e sistemas construtivos 

Início da criação de zonas térmicas e parametrização da modelagem (paredes, aberturas e sombreamento)

 

3

28/10

Parâmetros dos componentes construtivos

Inserção das propriedades térmicas do modelo e dos parâmetros normativos.

Atividade prática

Preparação para simulação, ajustes necessários e configurações complementares

Retomada/ Revisão do andamento e assessoramento para sanar dúvidas

Debate / Dúvidas

Simulação e interpretação dos resultados

Atividade prática 

4

04/11

Fechamento do curso

Dúvidas gerais e avaliação do curso

 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes e profissionais da área de arquitetura e urbanismo e engenharia civil


Externo:

Estudantes e profissionais da área de arquitetura e urbanismo e engenharia civil da Tríplice Fronteira.


Público Alvo Externo

Estudantes e profissionais da área de arquitetura e urbanismo e engenharia civil da Tríplice Fronteira.



Membros da Equipe

  EGON VETTORAZZI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ALEXANDRO ALBERTO DOMARADZKI SIDOR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LARISSA DAVIES ANSBACH
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  GABRIEL ALVES FEIERTAG
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE


Lista de Fotos

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