Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Direito à Poesia - círculos de leitura e oficinas de escrita com pessoas em privação de liberdade / 2022-23
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 46
Período de Realização: 01/12/2022 a 30/11/2023
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu (PFF-UP) e Extensão da Penitenciária Estadual I (PEF 1- Extensão)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital Conjunto 02/2022/PRPPG/PROEX-PIBIS 2022-2023)
Responsável pela Ação: CRISTIANE CHECCHIA E MÁRIO RENÉ RODRÍGUEZ TORRES
E-mail do Responsável: cristiane.checchia@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795720


Resumo

Este projeto de extensão propõe a realizaão de círculos de leitura de literatura e de oficinas de escrita com internos de instituiões prisionais da cidade. O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2015 na Penitenciária Feminina de Foz do Iguau (o antigo o Cresf) e na PEF II (Penitenciária Estadual de Foz do Iguau II). A leitura é o motor inicial para uma oficina de escrita, a partir da qual já foram elaborados quatro pequenos livros de antologia poética dos participantes na PEF 2 e da PFF-UP. Essa proposta de aão parte de uma perspectiva crítica ao sistema prisional e às políticas de aprisionamento seletivo e em massa. Surgiu com o objetivo de criar um espao de amizade e de compartilhamento de leitura e escrita, no qual experincias significativas com a literatura tornem possível a abertura de janelas de liberdade em cada um de nós, ainda que sob condiões de confinamento. Nas atividades desenvolvidas existe um espao disponível para refletir e falar, para estar em contato com outros mundos, com outras paisagens, para trabalhar a memória de si e o autorretrato, para, em suma, viver a língua como experimentaão. Neste projeto pensamos a literatura no sentido de liberdade, da potencial ressignificaão dos sujeitos diante de uma experincia nova com a linguagem, e como uma maneira de fugir dos padrões do que se entende por “estar na prisão” ou “estar na universidade”. Nos locais em que tem sido desenvolvida, esta experincia tem estimulado a formaão de mediadores de leitura no ambiente prisional entre os/as participantes, multiplicando o potencial positivo da aão. Não menos importante, do ponto de vista acadmico, este projeto viabiliza, por meio da pesquisa-aão, a formaão de estudantes/pesquisadores e futuros profissionais da mediaão cultural (no mbito da leitura), engajados e sensíveis à dimensão humana e social do saber produzido na Universidade.


Públicos Alvo

Interno:

estudantes de cursos diversos interessados em refletir sobre a questão carcerária na América Latina


Externo:

pessoas em privação de liberdade nas unidades prisionais de Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

pessoas em privação de liberdade nas unidades prisionais de Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  MARIO RENE RODRIGUEZ TORRES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CRISTIANE CHECCHIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MARIA BEATRIZ BARMAIMON GARCIA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

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