Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Naipi vai à Escola
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 503
Período de Realização: 01/12/2022 a 30/11/2023
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização:
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital Conjunto 02/2022/PRPPG/PROEX-PIBIS 2022-2023)
Responsável pela Ação: MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO
E-mail do Responsável: maria.porto@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795718


Resumo

Esta proposta de projeto de extensão está inserida no campo da Divulgação Científica e Educação Científica, tendo como fluído condutor a criatividade. Para tanto, serão desenvolvidas pesquisas que culminarão em ações para divulgar estratégias criativas para serem utilizadas nos espaços formais e não formais de educação por meio de do nicho investigativo de cunho extensionista: i) Construção e Divulgação de materiais didáticos atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Logo, neste projeto defende-se a potencialidade das práticas educativas nestes espaços para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio das competências de ação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) à luz do potencial da Divulgação Científica como uma importante estratégia para o alcance dos ODS. Desse modo, a EDS pode ser compreendida como uma abordagem holística, que visa construir competência de ação ao envolver o uso de métodos de ensino participativos e atividades práticas para tornar a educação relevante e ajudar os alunos a enfrentar questões que afetam imediatamente suas comunidades locais, considerando os desafios nacionais e globais. A metodologia é qualitativa, com procedimento da da Pesquisa de Intervenção, e prevê a constituição de dados por meio de questionários, narrativas, entrevista e observação in loco das atividades realizadas. Como resultado esperado, acredita-se que haverá inúmeras destilações acadêmicas por meio da produção de artigos, trabalhos completos, livros, capítulos de livros e materiais didáticos, além de resultados cognitivos, afetivos e/ou comportamentais entre os alunos, professores e demais público, pois ao promover experiências atreladas à EDS, quando pautada numa perspectiva emancipatória, naturalmente, afunilará em achados plurais.


Públicos Alvo

Interno:

Professores(as); discentes


Externo:

Professores(as); Alunos(as) da Educação Básica; Publico diverso


Público Alvo Externo

Professores(as); Alunos(as) da Educação Básica; Publico diverso



Membros da Equipe

  MARIA DAS GRACAS CLEOPHAS PORTO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  NESTOR JAVIER NIETO CASTELLANOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  MELINA BRANCO CANEJO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Aplicação das atividades

[Foto não Encotrada!]

Aplicação das atividades 3

[Foto não Encotrada!]

Aplicação das atividades 2



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6