Resumo do projeto
Depois de a Biblioteca para a infância e juventude iguaçuense (BIJI) ter sido implementada (2018-2022), o objetivo geral do projeto “Vivendo livros nas escolas: educação infantil e fundamental” é propor ações para promover o enraizamento na e da comunidade da Vila C Nova, Foz do Iguaçu, a partir de parcerias com as escolas municipais do bairro. Este projeto, a longo prazo, visa a que os atores sociais do entorno do equipamento cultural, principalmente crianças e jovens, atuem no espaço de forma autônoma para a construção de uma biblioteca comunitária em sentido específico.
Antecedentes
O grupo de pesquisa FROMELE (Fronteiras da mediação de leitura em espaço interculturais - CNPQ), ao qual o projeto está vinculado, trabalha desde 2014 em projetos de incentivo à leitura e à literatura e em 2016 foi contemplado pelo Edital Universal/ CNPQ no. 425119/2016-5 para desenvolver o projeto “Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira”. Inicialmente, o objetivo daquela pesquisa-ação era conhecer os espaços destinados aos livros nas escolas de educação básica da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) e entender qual era a prática de leitura proposta pelos docentes. Foram, para isso, selecionadas as escolas que fariam parte do projeto: Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antonio Sampaio (Foz do Iguaçu) – Escola do Campo, Escuela 722 - Eduardo Horacio Arrabal (Puerto Iguazú) – Escola em zona de turismo e Escuela 2979 - San Agustín (Ciudad del Este) - Escola Urbana Periférica, nas quais bibliotecas ou espaços para a leitura literária foram remodelados e estruturados em cada uma das escolas e, finalmente, consolidou-se com os docentes e gestores práticas de mediação de leitura literária. Para a execução do projeto mencionado foi necessário estabelecer contato com as Secretaria Municipais de Educação (ou órgão que representam a educação) em cada uma das cidades.
docentes e discentes
Comunidade escolar da Vila C Nova
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6