Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Vivendo livros nas escolas: educação infantil e fundamental
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 2010
Período de Realização: 01/12/2022 a 30/11/2023
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Biblioteca para a infância e juventude iguaçuense - Estação Cultural da Vila C
Escola Municipal Padre Luigi Salvucci
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital Conjunto 02/2022/PRPPG/PROEX-PIBIS 2022-2023)
Responsável pela Ação: MARIANA CORTEZ
E-mail do Responsável: mariana.cortez@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795704


Resumo

Resumo do projeto

Depois de a Biblioteca para a infância e juventude iguaçuense (BIJI) ter sido implementada (2018-2022), o objetivo geral do projeto “Vivendo livros nas escolas: educação infantil e fundamental” é propor ações para promover o enraizamento na e da comunidade da Vila C Nova, Foz do Iguaçu, a partir de parcerias com as escolas municipais do bairro. Este projeto, a longo prazo, visa a que os atores sociais do entorno do equipamento cultural, principalmente crianças e jovens, atuem no espaço de forma autônoma para a construção de uma biblioteca comunitária em sentido específico.

Antecedentes

O grupo de pesquisa FROMELE (Fronteiras da mediação de leitura em espaço interculturais - CNPQ), ao qual o projeto está vinculado, trabalha desde 2014 em projetos de incentivo à leitura e à literatura e em 2016 foi contemplado pelo Edital Universal/ CNPQ no. 425119/2016-5 para desenvolver o projeto “Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira”. Inicialmente, o objetivo daquela pesquisa-ação era conhecer os espaços destinados aos livros nas escolas de educação básica da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) e entender qual era a prática de leitura proposta pelos docentes. Foram, para isso, selecionadas as escolas que fariam parte do projeto:  Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antonio Sampaio (Foz do Iguaçu) – Escola do Campo, Escuela 722 - Eduardo Horacio Arrabal (Puerto Iguazú) – Escola em zona de turismo e Escuela 2979 - San Agustín (Ciudad del Este) - Escola Urbana Periférica, nas quais bibliotecas ou espaços para a leitura literária foram remodelados e estruturados em cada uma das escolas e, finalmente, consolidou-se com os docentes e gestores práticas de mediação de leitura literária. Para a execução do projeto mencionado foi necessário estabelecer contato com as Secretaria Municipais de Educação (ou órgão que representam a educação) em cada uma das cidades.


Públicos Alvo

Interno:

docentes e discentes


Externo:

Comunidade escolar da Vila C Nova


Público Alvo Externo

Comunidade escolar da Vila C Nova



Membros da Equipe

  MARIANA CORTEZ
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  GYNA TATIANA CHOCONTA ACUÑA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



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