A ação pretende se inserir em uma sequência de formação e capacitação para gestoras e servidoras públicas dos municípios de Botumirim, Cristália, Curral de Dentro, Grão Mogol, Indaiabira, Itacambira, Januária, Josenópolis, Monte Azul, Montezuma, Ninheira e Padre Carvalho, localizados no norte de Minas Gerais, nas Regiões de Salinas e Montes Claros. Neste ano os municípios acima citados estão em processo de implementação do eixo de Vigilância Socioassistencial dentro das suas políticas locais de assistência social. Neste processo, as equipes municipais que trabalham com a assistência social passam também por um período de formação para atualização e ampliação das suas capacidades profissionais. Neste contexto, o presente projeto de ação parte da demanda encaminhada pelos municípios para que o grupo de pesquisa TIPPA Territórios Interioranos, Paisagens e Povos na América Latina, em conjunto com pesquisadores do Numi Ecosol da UFSCar, possam oferecer encontros virtuais para a formação em Leituras Territoriais Participativas e Economias Solidárias e Plurais, focada em contextos interioranos, pequenas localidades e povos tradicionais. Este projeto de extensão apresenta o curso como formação a partir de encontros virtuais semanais nos meses de setembro e outubro de 2022 com o público demandante, discutindo leituras territoriais participativas como ferramentas para o eixo de vigilância socioambiental e debatendo as possibilidades e ferramentas da economia solidária e sua potencialidade para a promoção do desenvolvimento territorial inclusivo e baseado na diversidade de modos de vida e preservação ambiental.
Primeira Parte - Conhecer e partilhar a realidade no território> Leituras Territoriais Participativas
Atividade síncrona (9h)
Atividade assíncrona (6h)
Módulo 1 - Conhecendo as territorialidades, o território e as partes e comunidades que o compõem.
Módulo 2 - Leituras socioterritoriais participativas, o que é e qual sua importância
Módulo 3 - Histórias de vida: pessoas e cotidiano como lugar de leitura do território
Segunda Parte - Conhecer o potencial do território: Economias solidárias, melhoria da vida e do ambiente
Módulo 4 - Mapeamento participativo: as potencialidades comunitárias do território.
Modulo 5 - Identificando pessoas, comunidades, redes, instituições e pontos potenciais para economias solidárias e melhoria da vida.
Modulo 3 - Organização de leituras e apontamentos para uma política territorializada
Trabalho final a ser apresentado: Proposta de procedimentos e ação para leitura socioterritorial de uma parte do território abrangido.
Docentes e discentes do Curso de Arquitetura e da Pós-Graduação em Políticas Públicas da UNILA
Gestoras e profissionais que trabalham com Assistência Social nos municípios indicados no projeto
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