A Segurança Alimentar e Nutricional é um campo que envolve não apenas os aspectos microbiológicos da alimentação, mas também o alimento seguro consumido na perspectiva da nutrição e da cultura alimentar. Em relação ao primeiro ponto, é notório o aumento crescente dos surtos causados por doenças transmitidas por água e alimentos contaminados e com isso a necessidade ampliada de uma formação específica a manipuladores de alimentos, sejam eles vendedores, cozinheiros e os próprios consumidores no preparo de suas próprias refeições. Desse modo, a ação tem como objetivo a realização de uma formação em segurança alimentar e nutricional voltada para o público que direta ou indiretamente trabalha com manipulação de alimentos e com estudantes ingressantes no alojamento da Unila como forma de desenvolvimento de habilidade de vida. É notório o aumento crescente dos surtos causados por doenças transmitidas por água e alimentos contaminados e com isso a necessidade ampliada de uma formação específica a manipuladores de alimentos. Em relação ao grupo de manipulares de alimentos da comunidade externa, com a produção e oferta local de preparações há um fortalecimento e uma valorização dos alimentos característicos da região, considerando a grande oferta no município de Foz de Iguaçu-PR pelos ambulantes e pelos estudantes que comercializam preparações típicas latino-americanas na universidade. Por outro lado, o acolhimento ao estudante que recém ingressou à universidade requer um olhar multidimensional. Adentrar um espaço acadêmico desconhecido, mas também adentrar uma cidade, um Estado ou mesmo um país desconhecido, considerando as possibilidades de ingresso estudantil, pode gerar uma série de inquietações e anseios aos calouros: conhecer o território, os locais de acesso à alimentação, transporte, lazer, moradia, conectar-se a um novo contexto de vida tendo às vezes que lidar com novos idiomas é um desafio colocado a muitos estudantes que chegam à Unila. Diante deste contexto, o objetivo que motivou esse projeto de extensão foi o desenvolvimento de ações pautadas em práticas compartilhadas e participativas para a promoção de habilidades culinárias referentes ao cuidado sanitário, mas também nutricional alicerçado à cultura alimentar. A ação prevê a realização de cinco encontros quinzenais (Higiene dos alimentos e dos utensílios, Higiene do manipulador, Gerenciamento de resíduos e Combinações alimentares saudáveis e valorização da cultura alimentar) com uma parte prática. Essa ação será promovida pelo curso de Saúde Coletiva em parceria com o curso de Biotecnologia e com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
Atividades
Módulo I: Apresentação da proposta. Higiene dos alimentos e utensílios (auditório Jardim Universitário)
Módulo II – Higiene do manipulador (auditório Jardim Universitário)
Módulo III – Alimentação saudável e segura (auditório Jardim Universitário)
Módulo IV – Educação ambiental voltada ao gerenciamento de resíduos (auditório Jardim Universitário)
Módulo V - Atividades Práticas (auditório Jardim Universitário)
Os Módulos I, II e III servirão para debates sobre a adoção de práticas voltadas à segurança alimentar e nutricional, que também inclui o desenvolvimento de habilidades para a vida, quando os cursistas serão convidados a explorar o ambiente da cozinha, compartilhando saberes sobre como selecionar bem alimentos em grau de maturidade, frescor, firmeza, como higienizar e armazenar alimentos e utensílios, sobre os produtos sanitizantes mais indicados para alimentos e utensílios, ainda nessa discussão será discutido sobre a organização e limpeza da geladeira, concluindo com o tema higiene do manipulador de alimentos. Estes temas serão complementados com aulas práticas para visualização de crescimento bacteriano comparando, por exemplo, vegetais higienizados somente com água e com água e sanitizante, para verificação da eficácia do uso correto da higienização das mãos antes do preparo dos alimentos entre outras experiências que amplificam a compreensão. As boas práticas de manipulação e preparação de alimentos não devem ser uma etapa de controle de qualidade apenas de serviços de alimentação que ofertam preparações a determinados públicos, podem e devem ser implantadas quando também o consumidor é o próprio manipulador. Em relação a essa aptidão, que se desenvolve com vivências, podemos considerar dois aspectos importantes e que se complementam: a busca pela redução microbiológica no ambiente da cozinha para o consumo de um alimento seguro e o fortalecimento e empoderamento dos cursistas para que eles possam replicar a ação, muitas vezes criando oportunidades na vida acadêmica e profissional. Ainda nestes módulos serão abordados temas de nutrição em uma linguagem não técnica e voltada ao cotidiano alimentar dos cursistas, com espaços para dúvidas e sugestões de combinações alimentares saudáveis e prazerosas.
O Módulo IV sobre gerenciamento de resíduos contribuirá com a proposta de extensão problematizando questões relacionadas ao manejo e ao descarte adequado de resíduos. A adoção de boas práticas, como a separação e o descarte correto, melhora o funcionamento de toda a cadeia de coleta e facilita o processo de reciclagem. A aplicação diária de todo esse conhecimento no ambiente de produção de preparações culinárias demonstra através do exemplo o compromisso social e ambiental que devemos ter com o lixo produzido.
O Modulo V será para a realização de atividades práticas pautadas nos módulos anteriores.
Ingressantes residentes no alojamento estudantil da Unila em Foz do Iguaçu
Vendedores ambulantes de alimentos de Foz do Iguaçu
Segurança alimentar e nutricional entre universitários e vendedores ambulantes de alimento
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