Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: DIREITO À POESIA - oficinas literárias com pessoas em privação de liberdade em Foz do Iguaçu - 2022
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 38
Período de Realização: 01/12/2022 a 30/11/2023
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu (PFF-UP) e Extensão da PEF 1
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 30/2022/PROEX PIBEX 2022/2023)
Responsável pela Ação: CRISTIANE CHECCHIA E MÁRIO RENÉ RODRÍGUEZ TORRES
E-mail do Responsável: cristiane.checchia@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795668


Resumo

Este projeto de extensão propõe a realização de círculos de leitura de literatura e de oficinas de escrita com internos de instituições prisionais da cidade. Este trabalho já vem sendo desenvolvido desde 2015 na PFF-UP e desde 2016 na PEF 2. Atualmente, o trabalho vem sendo desenvolvido na PFF-UP e na Extensão da PEF 1. A leitura é o motor inicial para uma oficina de escrita, a partir da qual já foram elaborados quatro pequenos livros de antologia poética dos participantes. Essa proposta de ação parte de uma perspectiva crítica ao sistema prisional e às políticas de aprisionamento em massa. Surgiu com o objetivo de criar um espaço de amizade e de compartilhamento de leitura e escrita, no qual experiências significativas com a literatura tornem possível a abertura de janelas de liberdade em cada um de nós, ainda que sob condições de confinamento. Nas atividades desenvolvidas existe um espaço disponível para refletir e falar, para estar em contato com outros mundos, com outras paisagens, para trabalhar a memória de si e o autorretrato, para, em suma, viver a língua como experimentação. Neste projeto pensamos a literatura no sentido de liberdade, da potencial ressignificação dos sujeitos diante de uma experiência nova com a linguagem, e como uma maneira de fugir dos padrões do que se entende por “estar na prisão” ou “estar na universidade”. Nos locais em que tem sido desenvolvida, esta experiência tem estimulado a formação de mediadores de leitura no ambiente prisional entre os/as participantes, multiplicando o potencial positivo da ação. Não menos importante, do ponto de vista acadêmico, este projeto viabiliza, por meio da pesquisa-ação, a formação de estudantes/pesquisadores e futuros profissionais da mediação cultural (no âmbito da leitura), engajados e sensíveis à dimensão humana e social do saber produzido na Universidade.

 

A presente proposta, portanto, de leitura de literatura, de oficinas de escrita e de formação de mediadores de leitura, deve levar em consideração essa questão de gênero fundamental em um contexto já em si mesmo completamente adverso.

Do ponto de vista acadêmico, a relevância desta proposta ancora-se na oportunidade de formação de estudantes- pesquisadores de forma interdisciplinar, por um lado, sensíveis à complexidade do fenômeno carcerário no Brasil e no mundo e, por outro, capazes de promover formas de mediação cultural em diferentes contextos. Pretende-se favorecer a formação de futuros profissionais que sejam capazes de mobilizar seus saberes (no campo literário, histórico, antropológico, filosófico) no exercício e na reflexão socialmente sensíveis e eticamente responsáveis. A proposta de atuação de mediadores de leitura em contextos adversos implica necessariamente em um trabalho de formação multidisciplinar dos estudantes, que já vem sendo efetivado a partir da formação de um grupo de estudos permanente, com reuniões periódicas desde agosto de 2015, e que continuará em vigor ao longo de todo o período de vigência do presente projeto.

Sempre que possível, serão convidados outros professores que possam contribuir com o grupo. Os temas das reuniões tem sido organizados nos seguintes núcleos: - questões específicas do contexto prisional e da forma como se dá a administração de Justiça no Brasil e nos demais países da América Latina, que, como é sabido, historicamente têm penalizado os grupos da população mais vulneráveis socialmente; - questões específicas de gênero e da subjetividade feminina no contexto de privação de liberdade; - questões teóricas implicadas na relação entre a linguagem (literária) e a formação da subjetividade; - questões teóricas e metodológicas implicadas nas experiências de formação de leitores; - questões filosóficas implicadas nas relações intersubjetivas em contexto de comunidades de aprendizagem e de leitura coletiva; - questões antropológicas implicadas no trabalho de observação e de atuação junto a uma comunidade distinta a do mediador; - elaboração de acervo de experiências reconhecidas de mediação cultural envolvendo círculos de leitura e formação de leitores em situações adversas, realizadas no Brasil e em outros países da América Latina; - exploração de repertório de contos, poesias e romances que podem ser significativos e interessantes para a leitura nos círculos junto ao público alvo específico.

O objetivo da constituição desse grupo de estudos é propiciar um espaço de reflexão e de mergulho nas incertezas inerentes a fenômenos complexos, como os implicados nessa proposta. Pretende-se assim evitar “receitas de atuação” para favorecer de fato o aprender a conhecer e o aprender a fazer, de modo que os estudantes possam ter instrumentos de reflexão e um repertório crítico de práticas que lhes favoreçam o enfrentamento de problemas em outras situações de mediação cultural em que venham a trabalhar futuramente. A enumeração dos núcleos temáticos que tem ocupado o grupo de estudos aponta, evidentemente, para os desdobramentos possíveis em termos de pesquisa. Pretende-se, por um lado, que os estudantes envolvidos no projeto possam reunir elementos que contribuirão para a sua formação como mediadores culturais, mas também como pesquisadores da mediação cultural.

Além do estímulo à elaboração de pesquisas de Iniciação Científica entre os estudantes participantes do projeto, cabe destacar que a questão da formação de leitores em condições adversas é um tema de pesquisa que favorece a relação com outros centros de investigação no continente, já que a busca de longa data por alternativas para a inserção de novos seguimentos da população ao universo do letramento é comum aos diversos países latino- americanos. Alimentados pela perspectiva da integração latino-americana que constitui o elemento fundamental do projeto da Unila, portanto, é evidente que a presente proposta de extensão é emoldurada por uma perspectiva continental, tanto na forma de abordagem da reflexão e da pesquisa (experiências latino-americanas de mediação de leitura em situações adversas) como na busca de vínculos institucionais com pesquisadores dedicados ao tema em outras universidades latino-americanas.

Deve-se frisar que a Unila tem em seu horizonte institucional o objetivo de promover ações em seu entorno imediato, na região de fronteira. Esse projeto converge de forma bastante clara com esse objetivo, propondo atuar em parceria com uma instituição da região.

Dito isto, percebe-se que a articulação dos três pilares que formam o projeto (extensão, ensino e pesquisa) apresenta uma confluência elementar ao curso Letras – Artes, Mediação Cultural (LAMC), da Unila, em cujo âmbito será desenvolvida a proposta. A partir de uma crítica à desumanização dos saberes e aos extremos alcançados pela racionalidade técnica, o Projeto Pedagógico do Curso defende que em pleno séc. XXI é papel da universidade na área das humanidades “incluir pesquisas no campo da imaginação e do prazer” e formas de saber que levem “à construção de novos sentidos de sociabilidade, de convivência e de solidariedade humanas” (UNILA, 2013, p.4). Além disso, é objetivo do curso “formar Mediadores Culturais capazes de fomentar e planejar políticas culturais em que ações comunitárias inclusivas e interculturais sejam disseminadas nas diferentes comarcas latino-americanas”. Percebe-se assim, a confluência e a adesão dos objetivos deste projeto no contexto do curso LAMC. Espera-se que os egressos do curso tenham sólida formação ética, teórica, artística, técnica e cultural, com atuação profissional qualificada para o empreendimento da investigação de novas técnicas, metodologias de trabalho, linguagens e propostas estéticas, com a busca permanente da atualização profissional e com capacidade de inovação para intervir no mercado de trabalho, criando novas oportunidades de atuação ética, intelectual e artística. (UNILA, 2013, p.8) Ainda que a adesão mais evidente da proposta seja com o curso LAMC, seu caráter interdisciplinar favorece a participação de estudantes de outros cursos. Ao longo de mais de três anos de experiência, já tivemos o envolvimento de estudantes de LAMC, LEPLE, Antropologia, Filosofia, História e Cinema, o que tem contribuído enormemente com o aprofundamento do projeto.


Públicos Alvo

Interno:

estudantes de cursos diversos interessados em refletir sobre a questão carcerária na América Latina


Externo:

Pessoas em privação de liberdade nas unidades prisionais de Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

Pessoas em privação de liberdade nas unidades prisionais de Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  MARIO RENE RODRIGUEZ TORRES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CRISTIANE CHECCHIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  DIEGO OLIVEIRA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA



Lista de Fotos

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