Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Práticas pedagógicas do português e suas variações linguísticas
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 60
Período de Realização: 01/12/2022 a 30/11/2023
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Jardim Universitário, escolas municipais
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 30/2022/PROEX PIBEX 2022/2023)
Responsável pela Ação: SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
E-mail do Responsável: simonebcr@yahoo.com.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795659


Resumo

A escola é um espaço em que as variantes linguísticas entram em contato e conflito em decorrência da diversidade de falantes que trazem consigo, traços particulares de sua convivência com a família, amigos e culturas. Contudo, ao ensinar a língua institucionalizada, nem sempre são consideradas e respeitadas essas diversidades linguísticas-culturais. Prática que, de certa modo, contribui para uma aprendizagem deficitária da língua, uma vez que os discentes acabam não desenvolvendo avanços linguísticos conforme o almejado institucionalmente, ou seja, domínio e uso da língua padrão. Nesse sentido, este projeto objetiva suscitar e promover a reflexão sobre a aplicação de perspectivas que envolvam práticas pedagógicas de português e suas variações linguísticas na ação docente, contribuindo para a ampliação da aquisição linguística dos alunos sob a ótica da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo 2003, 2004, 2005; Zilles e Faraco 2015; Faraco 2007; Cyranka 2007; Correa 2007, 2009). Para tanto, o projeto contará com etapas metodológicas delineadas de maneira a realizar: um levantamento bibliográfico sobre a Sociolinguística Educacional; observação de campo (aulas de Língua Portuguesa); planejamento e aplicação de de propostas de produção textual visando a geração de textos reais para serem analisados sob a ótica da pedagogia da variação linguística; elaboração de material didático voltado ao docente e/ou ao discente; publicação e apresentação dos resultados obtidos; e como devolutiva à comunidade, serão realizados minicursos e/ou oficinas abertas aos docentes de Língua Portuguesa e Pedagogia, bem como aos acadêmicos destas licenciaturas, por meio de ações pedagógicas desenvolvidas e ministradas pelos integrantes da ação de extensão. Com base nesse paradigma, é possível visualizar a importância que a instituição educativa tem no processo de conhecimento e da aquisição da linguagem, uma vez que os professores são os mediadores entre a língua e os falantes. Portanto, espera-se que os integrantes do projeto, bem como, os participantes assistidos, ademais de "corrigir" as inadequações linguísticas, percebam a presença da variação linguística no discurso dos discentes, as transferências do oral para o escrito, as dificuldades de domínio das convenções da língua e que reflitam sobre o local e o cotidiano vivenciado pelos estudantes.


Públicos Alvo

Interno:

discentes voluntários e bolsista, discentes do curso de LEPLE


Externo:

acadêmicos de cursos de letras e professores do munícipio


Público Alvo Externo

acadêmicos de cursos de letras e professores do munícipio



Membros da Equipe

  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  SALETE INÊS VERLE AMARO FARIAS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  TAIZA DE SOUZA GUSMÕES DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  ANA DENISE NUNEZ TRIPODE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  OSMAR ADONIS PARGAS SUAREZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6