Diversas culturas, conforme seus contextos, desenvolveram, ao longo da história, distintos sistemas de numeração e também formas diversas de realizar as operações aritméticas. Esta atividade tem como objetivo ofertar uma breve exploração à respeito do conhecimento numérico de alguns povos e também apresentar e discutir algumas maneiras de realizar as operações. Este assunto, já bastante abordado ao longo do Ensino Fundamental, ainda carece de boa fundamentação histórica que relacione de forma coerente as questões sociais e os conceitos matemáticos envolvidos, auxiliando no processo de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Deste modo, este curso tem como intuito ofertar discussões teóricas e atividades práticas fomentando uma discussão sobre as possibilidades de se trabalhar estas temáticas em sala de aula a partir da abordagem histórica.
29/10/2022 (presencial)
08h-08h30 - História e ensino de matemática
09h-09h40 - Barras de calcular de John Napier
09h40-10h - Intervalo
10h-12h - Barras de calcular de John Napier
03/11/2022 (remoto)
19h-21h - Lançamento do Recurso Educacional Aberto (REA) “Multiplicando com o Método Gelosia”
05/11/2022 (presencial)
08h-09h - Reflexões sobre matemática, ensino e questões socioculturais
09h-09h40 - Sistemas de numeração: alguns exemplos
10h-11h - Sistemas de numeração: alguns exemplos
11h-12h - Operações aritméticas: algoritmos e outras possibilidades para o ensino
Estudantes do curso de licenciatura em matemática da UNILA
Professores que ensinam matemática na Educação Básica
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6