Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Sistemas de numeração e operações aritméticas: uma abordagem histórica
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 80
Período do Curso: 29/10/2022 a 05/11/2022
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Universidade Federal da Integração Latino-Americana ? UNILA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 34/2022)
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 12 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: ZAQUEU VIEIRA OLIVEIRA
E-mail do Responsável: zaqueu.oliveira@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795637

Resumo

Diversas culturas, conforme seus contextos, desenvolveram, ao longo da história, distintos sistemas de numeração e também formas diversas de realizar as operações aritméticas. Esta atividade tem como objetivo ofertar uma breve exploração à respeito do conhecimento numérico de alguns povos e também apresentar e discutir algumas maneiras de realizar as operações. Este assunto, já bastante abordado ao longo do Ensino Fundamental, ainda carece de boa fundamentação histórica que relacione de forma coerente as questões sociais e os conceitos matemáticos envolvidos, auxiliando no processo de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Deste modo, este curso tem como intuito ofertar discussões teóricas e atividades práticas fomentando uma discussão sobre as possibilidades de se trabalhar estas temáticas em sala de aula a partir da abordagem histórica.


Programação

29/10/2022 (presencial)

08h-08h30 - História e ensino de matemática

09h-09h40 - Barras de calcular de John Napier

09h40-10h - Intervalo

10h-12h - Barras de calcular de John Napier


03/11/2022 (remoto)

19h-21h - Lançamento do Recurso Educacional Aberto (REA) “Multiplicando com o Método Gelosia”


05/11/2022 (presencial)

08h-09h - Reflexões sobre matemática, ensino e questões socioculturais

09h-09h40 - Sistemas de numeração: alguns exemplos

09h40-10h - Intervalo

10h-11h - Sistemas de numeração: alguns exemplos

11h-12h - Operações aritméticas: algoritmos e outras possibilidades para o ensino


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes do curso de licenciatura em matemática da UNILA


Externo:

Professores que ensinam matemática na Educação Básica


Público Alvo Externo

Professores que ensinam matemática na Educação Básica



Membros da Equipe

  ZAQUEU VIEIRA OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LARISSA MORAES DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  FERNANDA JEANE DA PAZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  RAQUEL FARIAS DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : APRESENTADOR
  WESLEY DE SOUZA LIMA
Categoria: EXTERNO
Função : APRESENTADOR
  ANDRESSA RUBIM
Categoria: EXTERNO
Função : APRESENTADOR

  CLAUDIA MORI
Categoria: EXTERNO
Função : APRESENTADOR


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6