Resumo:
Esta proposta contempla uma ação de extensão voltada à formação de aplicadores da parte oral do exame para obtenção de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que é aplicado no Brasil e em outros países visando fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira (PLE). A Unila, sendo um posto aplicador, aplicava o exame em duas edições anuais, mas neste ano aplicará apenas uma vez em outubro e, para isso, docentes e discentes da área de Letras participam do processo, sendo que a avaliação da prova oral é feita na própria instituição durante a realização das interações. Assim, a proficiência oral do candidato é avaliada a partir do seu desempenho em uma interação face a face, incluindo práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir nesta língua, levando em consideração a compreensão da fala, a competência para interagir, a fluência, a pronúncia, o domínio de vocabulário e de estruturas linguísticas. Nesse sentido, um curso de formação para os avaliadores-interlocutores (AI) e avaliadores observadores (AO) que atuam diretamente na prova, focalizando aspectos em torno da condução do exame, é de relevância para a preparação e o bom desenvolvimento da ação, auxiliando, ao mesmo tempo, na preparação e formação docente de estudantes de LEPLE- Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, da Unila, a partir do efeito retroativo do exame para o ensino e aprendizagem de PLE.
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