Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso de formação para aplicadores do Exame Oral Celpe-Bras
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 14
Período do Curso: 21/09/2022 a 22/12/2022
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Unila
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 34/2022)
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 15
Responsável pela Ação: FRANCIELE MARIA MARTINY
E-mail do Responsável: franciele.martiny@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795613

Resumo

Resumo:

Esta proposta contempla uma ação de extensão voltada à formação de aplicadores da parte oral do exame para obtenção de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que é aplicado no Brasil e em outros países visando fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira (PLE). A Unila, sendo um posto aplicador, aplicava o exame em duas edições anuais, mas neste ano aplicará apenas uma vez em outubro e, para isso, docentes e discentes da área de Letras participam do processo, sendo que a avaliação da prova oral é feita na própria instituição durante a realização das interações. Assim, a proficiência oral do candidato é avaliada a partir do seu desempenho em uma interação face a face, incluindo práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir nesta língua, levando em consideração a compreensão da fala, a competência para interagir, a fluência, a pronúncia, o domínio de vocabulário e de estruturas linguísticas. Nesse sentido, um curso de formação para os avaliadores-interlocutores (AI) e avaliadores observadores (AO) que atuam diretamente na prova, focalizando aspectos em torno da condução do exame, é de relevância para a preparação e o bom desenvolvimento da ação, auxiliando, ao mesmo tempo, na preparação e formação docente de estudantes de LEPLE- Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, da Unila, a partir do efeito retroativo do exame para o ensino e aprendizagem de PLE.


Programação

Mês 

Formato 

Conteúdos e materiais 

SETEMBRO

(remoto)

Modelo de prova oral do exame (concepção) - Materiais de apoio: editais, manuais, ficha de inscrição e Preparatório Celpe-Bras

Condução de entrevistas - papel do AI e AO, Elementos Provocadores (EPs) e roteiros de interação face a face - Materiais de apoio: modelos de EPs, pesquisas e trabalhos acadêmicos

OUTUBRO

 

(remoto e presencial)

Grades e critérios de avaliação - Materiais de apoio: fichas de avaliação AI e AO

Análise de áudios e interações - Materiais de apoio: gravações, grades de avaliação e EPs

Apoio aplicação exame Celpe-Bras edição 2022

NOVEMBRO 

 

(remoto)

Informações sobre curso de formação do INEP

Questões burocráticas e de execução

DEZEMBRO
(remoto)

feedback finalização do curso


Públicos Alvo

Interno:

Discentes e professores da área de Letras e Linguística


Externo:

Discentes, docentes e demais interessados


Público Alvo Externo

Discentes, docentes e demais interessados



Membros da Equipe

  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  BRUNA OTANI RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LAURA MARCIA LUIZA FERREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MARIANE DUTRA MAGNABOSCO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6