A atual crise climática força a busca por econômica e novas fontes de energia. Formas de controle e automação que visão a economia, já presentes na indústria 4.0, estão a cada dia mais presentes no cotidiano. Mesmo assim, o conteúdo programático das disciplinas de ensino fundamental, médio ou mesmo de alguns cursos universitários não preparam o aluno para ao menos conhecer e identificar elementos dessas tecnologias. Este curso tem por objetivo, a montagem de um coletor solar inteligente em escala reduzida. O curso é dividido em etapas e cada uma explora um aspecto da estrutura do conhecimento. Dessa forma é possível abordar os aspectos de instrumentação, programação e de física básica. É esperado que ao final do curso o aluno tenha apreendido os conhecimentos necessários para reproduzir um protótipo equivalente em sua casa e assim disseminar o conteúdo apreendido e incentivar outras pessoas a perseguir temas como sustentabilidade e automação.
5 Etapas;
1 - Aula de introdução com a apresentação de aplicações e do conteúdo explorado no curso. (5h)
2 - Aula de construção da parte física do protótipo e a relação com conceitos físicos. (5h)
3 - Finalização da parte física do protótipo e introdução à programação voltada ao Arduíno. (5h)
4 - Continuação de ensinamentos sobre programação com leitura de sensores e controle de componentes. (5h)
5 - Finalização e teste do protótipo, explorando conceitos físicos. (5h) Autoavaliação e discussões (1h)
Alunos de Graduação dos cursos de Licenciaturas em Matemática e Ciências, Engenharias e Ciências Econômicas.
Alunos de graduação do setor de Ciências exatas e Licenciaturas da UNIOESTE. Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal. Alunos do SESI. Escolas da rede Municipal e Estadual. Institutos Federais de ensino.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6