Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Abordagem Histórica no Ensino de Matemática: teoria e prática
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 130
Período do Curso: 20/08/2022 a 03/12/2022
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 13/2021)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 150
Responsável pela Ação: ZAQUEU VIEIRA OLIVEIRA
E-mail do Responsável: zaqueu.oliveira@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795595

Resumo

Há algumas décadas tem se intensificado o debate acerca da abordagem histórica nas aulas de matemática, evidenciando suas potencialidades, assim com as dificuldades de implementação. Diversos autores tratam das potencialidades, mostrando, por exemplo, a importância dessa abordagem para fornecer aos estudantes uma compreensão mais clara dos conteúdos matemáticos, assim como desmistificar ideias estereotipadas desta disciplina. Porém, um dos pontos bastante questionados por professores em atuação é a falta de material didático que apresente propostas para sala de aula a partir desta abordagem, assim como espaços de formação continuada que promovam momentos de reflexão sobre aspectos teóricos e práticos relacionados ao tema. Este curso de extensão tem como objetivo oferecer aos licenciandos e aos professores que ensinam matemática na Educação Básica momentos de reflexão e discussão acerca dos debates mais recentes na área, assim como propiciar a oportunidade de pesquisar temáticas relacionadas à história da matemática e planejar aulas que tenham esta abordagem como foco.


Programação

Módulo I – Tópicos em História da Matemática

20/08/2022 a 17/09/2022

Módulo II – História da Matemática e Ensino: aspectos teóricos

24/09/2022 a 15/10/2022

Módulo III – História da Matemática e Ensino: aspectos práticos

22/10/2022 a 03/12/2022


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes do curso de licenciatura em matemática da UNILA


Externo:

Professores que ensinam matemática na Educação Básica


Público Alvo Externo

Professores que ensinam matemática na Educação Básica



Membros da Equipe

  ZAQUEU VIEIRA OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LARISSA MORAES DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  FERNANDA JEANE DA PAZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  CARLOS HENRIQUE BARBOSA GONÇALVES
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  ISABELLE COELHO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  MÁRCIA HELENA ALVIM
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6