O curso que se apresenta baseia-se em princípios que estabelecem que o ensino de línguas é um importante fator para pensar a interculturalidade na educação básica. Portanto, usar uma língua é muito mais do que comunicar-se, implica gerar um entorno de diálogo, trocas, de solidariedade, de afetos, e saberes diversos. Tudo isso implica em que o ensino possa ser discutido da perspectiva crítica e intercultural, a partir da promoção de ações de formação continuada aos docentes da cidade de Foz do iguaçu e região.
Assim, esse curso constitui-se em uma ampla formação docente de 64h em formato itinerante por diferentes escolas municipais de Foz do Iguaçu e região, nas quais os docentes farão reflexões teóricas e intervenções práticas a partir de temáticas específicas propostas pelos docentes da UNILA que colaboram com o projeto.
8 Módulos de 4h presenciais cada um.
1) Metodologias de ensino de línguas para crianças: o Brincar como direito dos(as)
2) Acolhimento de alunos(as) imigrantes: abordagem afetiva no ensino de línguas para crianças
3) Literatura para o ensino de espanhol
4) Línguas adicionais em contexto de região de fronteira
5) Proposições pedagógicas para o para o ensino de espanhol como língua adicional
6) Dicionário e ensino de línguas: um olhar de e para a fronteira
7) Elaborando dicionários na(s) fronteira(s)
8) Política de ensino multilingue para o município
Mais 32h de intervenções práticas que os docentes devem realizar em diferentes escolas.
discentes do curso de Letras licenciatura
docentes da educação básica das escolas municipais de Foz do Iguaçu
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