Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Formação intercultural para docentes do Ensino Fundamental II: educação de/em línguas na fronteira
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 60
Período do Curso: 01/07/2022 a 01/12/2022
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Diferentes escolas municipais de Foz do Iguaçu
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 34/2022)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 64 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: REJANE ESCOTO BUENO
E-mail do Responsável: rejane.bueno@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795587

Resumo

 

O curso que se apresenta baseia-se em princípios que estabelecem que o ensino de línguas é um importante fator para pensar a interculturalidade na educação básica. Portanto, usar uma língua é muito mais do que comunicar-se, implica gerar um entorno de diálogo, trocas, de solidariedade, de afetos, e saberes diversos. Tudo isso implica em que o ensino possa ser discutido da perspectiva crítica e intercultural, a partir da promoção de ações de formação continuada aos docentes da cidade de Foz do iguaçu e região.


 

Assim, esse curso constitui-se em uma ampla formação docente de 64h em formato itinerante por diferentes escolas municipais de Foz do Iguaçu e região, nas quais os docentes farão reflexões teóricas e intervenções práticas a partir de temáticas específicas propostas pelos docentes da UNILA que colaboram com o projeto.

 

 


Programação

8 Módulos de 4h presenciais cada um.

1) Metodologias de ensino de línguas para crianças: o Brincar como direito dos(as)

2) Acolhimento de alunos(as) imigrantes: abordagem afetiva no ensino de línguas para crianças

3) Literatura para o ensino de espanhol

4) Línguas adicionais em contexto de região de fronteira

5) Proposições pedagógicas para o para o ensino de espanhol como língua adicional

6) Dicionário e ensino de línguas: um olhar de e para a fronteira

7) Elaborando dicionários na(s) fronteira(s)

8) Política de ensino multilingue para o município

Mais 32h de intervenções práticas que os docentes devem realizar em diferentes escolas.


Públicos Alvo

Interno:

discentes do curso de Letras licenciatura


Externo:

docentes da educação básica das escolas municipais de Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

docentes da educação básica das escolas municipais de Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  JORGELINA IVANA TALLEI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  REJANE ESCOTO BUENO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LAURA JANAINA DIAS AMATO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  VALDINEY DA COSTA LOBO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ARACELY ANGEL ARANGO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6