A proposta se baseia na realização de palestras acerca da problemática dos acidentes com animais peçonhentos, em especial aranhas e escorpiões, que acontecem frequentemente na região de Foz do Iguaçu. A grande quantidade de notificações de araneísmo e escorpionismo na cidade mostra a necessidade de instrução adequada da população quanto às espécies possivelmente perigosas. Se torna importante definir quais aracnídeos oferecem riscos à saúde humana, pois estes representam um número muito pequeno em relação àqueles inofensivos, o que gera confusão e medo desnecessário. A princípio, serão feitas exposições onlines abertas para a comunidade acadêmica das áreas de Biologia e Saúde da Unila e outras universidades da cidade, ministradas por aracnólogos e profissionais qualificados, com o intuito de auxiliar na identificação destes animais, tratando de sua morfologia e comportamento, juntamente com formas de evitar a ocorrência de acidentes e como proceder caso eles aconteçam. Desta forma, pretende-se contribuir com a capacitação destes discentes.
Programação prevista para o evento
Aranhas e escorpiões de importância médica e como identificá-los
Caracterização dos grupos de aranhas e escorpiões potencialmente perigosos para os humanos, destacando aspectos morfológicos de fácil identificação e comportamento.
Convidado:Dr. pesquisador em taxonomia e ecologia de Arachnida.
Fui picado, e agora? - o que fazer após um acidente
Possíveis sintomas e complicações derivados da picada por aranha ou escorpião e como agir caso ocorra um acidente, ressaltando locais preferenciais de atendimento na região. Apresentação de dados epidemiológicos sobre o tema.
Convidado:Profissional do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu a definir.
Importância ecológica de aranhas e escorpiões
É comum que aranhas e escorpiões sejam mortos assim que são avistados dentro de casa devido ao medo exacerbado da população. É fundamental expor o papel que esses aracnídeos ocupam nos ecossistemas, visando diminuir a morte desnecessária de animais através da educação ambiental.
Estudantes Extensionistas e discentes de Ciências Biológicas, Biotecnologia, Saúde Coletiva, Medicina e Licenciatura em Ciências da Natureza
Estudantes dos cursos superiores na área de Biologia e Saúde
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6