Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Línguas-culturas para a integração: Curso de português língua estrangeira para migrantes e refugiados(as) - Módulo 3 (Sessão Junho-Agosto)
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 50
Período do Curso: 01/06/2022 a 31/08/2022
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA Google Institucional
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital n.º 59/2021/PROEX - CURSOS E EVENTOS - Cronograma II)
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 80 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: VALDILENA RAMME
E-mail do Responsável: valdilena.ramme@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795565

Resumo

A proposta deste curso integra o projeto Línguas-culturas para a Integração. O presente projeto tem, portanto, o objetivo de oferecer um curso de português como língua estrangeira/adicional - nível intermediário, para as mulheres que trabalham voluntariamente em coletivos de apoio a mulheres em situação de violência na tríplice fronteira, tanto em Foz como em Ciudad del Este, assim como as migrantes e os migrantes atendidos pela Casa o Migrante de Foz do Iguaçu e pela Secretaria de Direitos Humanos. As atividades consistirão em aulas síncronas e assíncronas na modalidade online (enquanto durar a pandemia), encontros de conversação e visitas a serviços públicos de Foz (UBS, UPA, CRAS, CRAM, etc). O propósito de tais atividades é atender a demanda tanto de aprendizagem e prática em língua portuguesa como língua estrangeira/adicional e de acolhimento, quanto de atendimento e apoio a pessoas que precisam acessar os serviços públicos brasileiros, mas não falam português.


Programação

Toda semana, na segunda-feira, serão postadas atividades no Google Classroom que devem ser feitas individualmente de forma remota. Essas atividades online a serem realizadas na plataforma Google Classroom correspondem a aproximadamente 2h/semana de estudo. As aulas de conversação e revisão em grupo acontecerão à noite, de modo virtual, uma vez por semana, com duração de 1 a 2 horas. Uma ou duas vezes por mês, o grupo fará uma visita presencial a um serviço público ou ponto turístico de Foz e/ou assistirá a uma palestra sobre direitos e cidadania.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes não brasileiros(as) refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário


Externo:

Moradores(as) não brasileiros(as) refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário


Público Alvo Externo

Moradores(as) não brasileiros(as) refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário



Membros da Equipe

  FRANCISCA PAULA SOARES MAIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  VALDILENA RAMME
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FERNANDA LOPES DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  WESLEY AMORIM ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  JULIÁN DAVID GONZÁLEZ MORENO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  ALISSON VINICIUS SILVA FERREIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : PALESTRANTE

  ANA CAROLINA LACERDA CRUZ
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  CAROLINA SPACK KEMMELMEIER
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6