Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Competência digital docente, autonomia e criticidade nas aulas de Espanhol
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 50
Período do Curso: 01/06/2022 a 27/07/2022
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Moodle/UNILA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 13/2021)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: FLÁVIA REGINA DORNELES RAMOS
E-mail do Responsável: flaviadornelesramos@gmail.com
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795553

Resumo

Estudo sobre a competência digital docente e o tratamento da informação para a construção do conhecimento a partir do processamento multimídico nas aulas de espanhol como língua estrangeira/adicional considerando: a urgência do letramento midiático na formação dos professores (em virtude , principalmente, da infodemia que assola nossa sociedade), obrigatoriedade de temas transversais relacionados à reeducação das relações étnico-raciais em todos os âmbitos do currículo escolar pela LDB, a urgência na produção de material didático relacionadfos a essa Lei em todas áreas do conhecimento na Educação Básica e, finalmente, a importância desses estudos para os Cursos de Letras e suas licenciaturas.


Programação

01/06 - 04/06  Apresentação do curso.  

Avaliar o nível de competência digital docente dos professores inscritos no programa através do DigcompEdu (Marco Europeu de Competência Digital para Educadores)

08/05-11/06 Leitura, debate, partilha

Ampliar a visão docente sobre letramentos múltiplos e sobre o conceito de competência digital que se apresenta como uma necessidade sine qua non na formação dos professores de todas as áreas do conhecimento. letramenbtos

22/05-25/06  Conferência

Ampliar a visão docente sobre letramentos múltiplos e sobre o conceito de competência digital que se apresenta como uma necessidade sine qua non na formação dos professores de todas as áreas do conhecimento. letramenbtos

Refletir sobre as estratégias de desenvolvimento dessa competência nas faculdades de Letras juntamente com os professores inscritos no curso.

29/05-02/07 Leitura, debate, partilha

 

Ampliar a visão docente sobre suas capacidades de responder a uma certa “missão” no desenvolvimento da autonomia de aprendizagem de seus estudantes em um cenário onde a escola, o livro e o professor já não monopolizam a informação e o saber.

 

06/07-09/07 Conferência

Potencializar a competência digital docente através da criação de material didático que contemple as exigências das Leis: 10.639/03 e 11.645/08 no tratamento transversal de temas relacionados à reeducação das relações étnico-raciais entre brancos, negros e indígenas.

Ampliar a visão docente sobre suas capacidades de responder a uma certa “missão” no desenvolvimento da autonomia de aprendizagem de seus estudantes em um cenário onde a escola, o livro e o professor já não monopolizam a informação e o saber.

Potencializar a competência digital docente através da criação de material didático que contemple as exigências das Leis: 10.639/03 e 11.645/08 no tratamento transversal de temas relacionados à reeducação das relações étnico-raciais entre brancos, negros e indígenas.

23/07 - 20/08 criação de material e apresentação do trabalho

Criar material didático (com intenção de publicação) que suponha o uso seguro, crítico e responsável das tecnologias digitais tanto para o trabalho escolar quanto para a vida e que contemple as exigências das Leis: 10.639/03 e 11.645/08 no tratamento transversal de temas relacionados à reeducação das relações étnico-raciais entre brancos, negros e indígenas.

Avaliação do curso. Autoavaliação. Avaliar o nível de competência digital docente dos professores inscritos no programa através do DigcompEdu (Marco Europeu de Competência Digital para Educadores)

24/08 - 31/08 Revisão e edição do material didático produzido no curso. Elaboração dos relatórios.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos de Letras


Externo:

Professores de Espanhol da Escola Básica e alunos do curso de Letras Espanhol


Público Alvo Externo

Professores de Espanhol da Escola Básica e alunos do curso de Letras Espanhol



Membros da Equipe

  JULIA BATISTA ALVES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FLAVIA REGINA DORNELES RAMOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JULIA BATISTA ALVES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  GABRIELA MARIA BORGES DE OLIVEIRA SIQUEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  VINICIUS STEIN
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  FRITZNEL HONNEUR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ALEXANDRE DO NASCIMENTO
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE
  BEATRIZ HELENA DAL MOLIN
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE
  ELOANE FURQUIM
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE

  CAROLINE DE SOUZA DO NASCIMENTO
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE
  GREICE DA SILVA CASTELA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE
  MÁRCIA VORPAGEL SERSCHÖN
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE

  PAMERA FRANCIELI CORREA PEREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6