Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: POR QUE NÃO...? 2.0 CONVERSANDO SOBRE COMPORTAMENTOS DE RISCO!
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 5 Público Estimado: 1300
Período de Realização: 15/04/2022 a 15/12/2022
Área Principal: 6 - SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escolas estaduais
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital n.º 60/2021/PROEX - Bolsas para Projetos)
Responsável pela Ação: ROSANA ALVAREZ CALLEJAS
E-mail do Responsável: ralvarezcallejas@gmail.com
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795517


Resumo

A adolescência compreende um período de grandes mudanças e descobertas nas mais diversas esferas da vida, constituindo assim um momento que produz impactos a curto, médio e longo prazo. Trata-se de uma fase em que traços de personalidade como a impulsividade (incapacidade de inibição e tendência para o envolvimento imediato em situações sem planejamento ou avaliação das consequências) e a procura de sensações (padrão de busca de sensações novas, desinibição e maior suscetibilidade ao aborrecimento) levam a uma maior disponibilidade para envolvimento em situações de risco. Em termos biológicos, essa propensão do adolescente e do jovem adulto se justifica parcialmente pelo fato de que o cérebro humano tende a completar sua maturidade por volta da terceira década de vida, especialmente no que diz respeito à região do córtex pré-frontal, área altamente envolvida na tomada de decisões. Entretanto, diversos estudos apontam para a natureza multifatorial na adoção de comportamentos de risco (aspectos pessoais e contextuais), bem como para o alto poder de influência dos atores sociais envolvidos no desenvolvimento dos jovens. Vale ressaltar que os comportamentos de risco são definidos como a participação em atividades com potencial para comprometer a integridade física e/ou mental do indivíduo, e, quando relacionados à adolescência, têm se dividido em três pilares fundamentais pela literatura: abuso de substâncias, sexo inseguro e alterações no comportamento alimentar. Assim, considerando o potencial transformador da educação, bem como sua capacidade de formar cidadãos que fogem do papel de reprodutores de comportamentos dominantes e padronizados, é que surgiu o projeto “Por que não...? – Conversando sobre comportamentos de risco”. O trabalho em questão vem executandoatividades teórico-práticas com o público adolescente e jovem adulto, visando esclarecer e explanar sobre a temática dos comportamentos de risco, utilizando o contato direto, ferramentas audiovisuais e um linguajar altamente acessível. As atividades vêm ocorrendo de forma remota ou presencial (espaços intra e extrauniversitários), conforme considerado mais adequado para o público em questão. São adotados todos os procedimentos visando garantir a segurança adequada de todos os envolvidos, tendo em vista que ainda nos encontramos em vigência da pandemia do COVID-19. 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes da UNILA


Externo:

Adolescentes das escolas públicas


Público Alvo Externo

Adolescentes das escolas públicas



Membros da Equipe

  ROSANA ALVAREZ CALLEJAS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MONICA AUGUSTA MOMBELLI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  DANIEL DAVID AVILA RINCON
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  NATÁLIA SABINO BASTOS AVILA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CAROLINE SOUSA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CARLOS ANDRÉS VALDÉS RUBIO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  SEBASTIAN SANTACRUZ MACORITTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6