Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Da fonte ao conhecimento: guardar e fazer História no Blog de História da UNILA
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 800
Período de Realização: 15/04/2022 a 15/12/2022
Área Principal: 1 - COMUNICAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Jardim Universitário, Laboratório de História (realização remota, quando necessário)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital n.º 60/2021/PROEX - Bolsas para Projetos)
Responsável pela Ação: PEDRO AFONSO CRISTOVÃO DOS SANTOS
E-mail do Responsável: pedroafonsocs@gmail.com
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795498


Resumo

O presente projeto de extensão visa valer-se de plataforma digital já existente, o Blog de História da UNILA, para gerar ferramentas digitais (tais como uma biblioteca de postagens, acervos digitalizados e/ou digitais, e ferramentas de aplicação de metodologias de pesquisa histórica) voltadas a discutir e desvelar as etapas e operações do conhecimento histórico, da identificação de uma fonte à elaboração de proposições históricas. A ênfase específica que o Blog de História da UNILA (iniciativa existente, como projeto de extensão, desde 2016) pretende seguir em 2022 é a da democratização da própria escrita da história. As postagens e recursos do blog têm se voltado mais para discussão de identificação de fontes históricas (especialmente as disponíveis digitalmente) e possíveis metodologias de pesquisa histórica, objetivando tornar explícitos os procedimentos de pesquisa da historiografia. Nesse sentido, para além de fornecer materiais que possam ser utilizados como recursos didáticos ou leituras complementares em pesquisas e debates que envolvam o conhecimento histórico, o blog tem assumido uma identidade voltada para a pesquisa histórica para/do público externo à universidade. Saber, dentro de um debate histórico, identificar fontes e metodologias possíveis de pesquisa; saber historicizar o presente e revelar suas múltiplas temporalidades; e poder transformar experiências diárias e objetos do cotidiano em casos de pesquisas históricas em potencial fazem parte dos desafios a serem explorados pelo Blog de História da UNILA, formando sua identidade e diferencial como página de história pública. O Blog buscará inserir-se na produção diretamente digital de história, pensando suas postagens e recursos como meios de fomentar a pesquisa histórica nas possibilidades encetadas pelos meios digitais: textos curtos explorando temas potenciais de pesquisa e indicando metodologias; postagens discutindo dimensões históricas e temporais mais amplas de temas atuais de debate; recursos de transformação de objetos e experiências em fontes históricas, desvelando potenciais de escrita da história; episódios de podcast. Desse modo, buscaremos a integração com a comunidade externa acolhendo-a como possível produtora, ou coprodutora, de história, estabelecendo vínculos entre a história feita na universidade e as ideias de história em circulação no espaço público, além de divulgar as possibilidades de estudo de História na UNILA, em graduação e pós-graduação. Por isso, utilizaremos a plataforma já existente do blog como espaço para conectar produção historiográfica (reflexão sobre as etapas que constituem o conhecimento histórico) e arquivo digital (do curso de História da UNILA e de materiais passíveis de armazenamento digital que contribuam para a História de Foz do Iguaçu e região). Em resumo, o projeto propõe-se ao objetivo de, por meio de postagens e ferramentas digitais, discutir publicamente como se forma o conhecimento histórico.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes, técnicos e docentes da área de História ou com interesse nessa temática


Externo:

Professores e alunos de História da rede publica de ensino; interessados em História


Público Alvo Externo

Professores e alunos de História da rede publica de ensino; interessados em História



Membros da Equipe

  PEDRO AFONSO CRISTOVAO DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MIRIAN SANTOS RIBEIRO DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ROSANGELA DE JESUS SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  PAULO RENATO DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JOSE ALEXANDRE BAIL KAZIENKO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  GILSON JOSE DE OLIVEIRA NETO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ANA LUIZA BALDIN FIDELIS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6