Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Identificação e desenvolvimento do senso de coerência de pais ou responsáveis de crianças com deficiência da APAE Foz do Iguaçu-PR
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 8 Público Estimado: 498
Período de Realização: 15/04/2022 a 15/12/2022
Área Principal: 6 - SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital n.º 60/2021/PROEX - Bolsas para Projetos)
Responsável pela Ação: ANALIA ROSARIO LOPES
E-mail do Responsável: analia.lopes@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795464


Resumo

 

O conceito Senso de Coerência (SOC) advém da teoria Salutogênica criada pelo sociólogo norte-americano Aaron Antonovsky para explicar o porquê de algumas pessoas permanecerem saudáveis frente a situações estressantes e outros adoecerem. O senso de coerência é composto por três variáveis que atuam juntas, permitindo o indivíduo a atuar e enfrentar suas adversidades presentes em sua existência, sendo elas: compreensibilidade (capacidade de compreender um evento), maneabilidade (percepção do potencial de manipulá-lo ou resolvê-lo) e significância (significado que se dá a esse evento). Ver o mundo/vivência como compreensível, manejável e com significado facilitaria a seleção de recursos, adoção de estratégias, comportamentos eficazes e apropriados para o enfrentamento de situações adversas. O objetivo do projeto é identificar e desenvolver o senso de coerência de pais ou responsáveis de crianças com deficiência que frequentam a APAE Foz do Iguaçu-PR. Portanto, o desenvolvimento do Senso de Coerência nos pais ou responsáveis de crianças com deficiência, ajudará a dar significado para o evento que estão vivenciando, facilitará a compreensão da deficiência que seu filho apresenta e também auxiliará no manejo da situação. Desta forma, pais com SOC elevado, tendem a sofrer menos, ter mais qualidade de vida e saúde. Esta condição também envolve benefícios às crianças, pois os pais saberão buscar adequadamente os tratamentos e auxílios necessários que a criança precisa para seu pleno desenvolvimento motor, intelectual e afetivo, além de expandir os horizontes quanto às capacidades de uma pessoa com deficiência  e inclusão social. Vale destacar que o papel da universidade nesta relação com a sociedade é de aprender com a realidade e de contribuir com a transformação social. Deste modo, ressalta-se a grande oportunidade aos acadêmicos envolvidos de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e praticar ações efetivas e assistenciais na solução de problemas reais.  

 


Públicos Alvo

Interno:

Professores e discentes do curso de Medicina, Saúde Coletiva e Administração pública e políticas públicas.


Externo:

Pais ou responsáveis de crianças com deficiência que frequentam a APAE Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

Pais ou responsáveis de crianças com deficiência que frequentam a APAE Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  ANALIA ROSARIO LOPES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MONICA AUGUSTA MOMBELLI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LARISSA DALOLIO VALENTE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  MARGINE ILEANA TOLEDO PEREZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JÚNIOR RAÍ PACHECO ORTIZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MARCELLO AUGGUSTO FERREIRA TELES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  JACSON ANDREI PERUZZO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MARIA EDUARDA VIANA BARRACKI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GABRYELLE FREIRE SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  CAMILA OLIVEIRA RESENDE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Classificação da escala Senso de Coerência



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6