As escolas de fronteira têm como forte característica a interculturalidade e a circulação das diversas línguas que conformam a cultura escolar. Pelas características da região fronteiriça, em 2005 foi criado um programa conjunto dos Ministério da Educação do Brasil e da Argentina, o qual tinha entre seus objetos: (a) usos da segunda língua, (b) uma relação pessoal com um falante nativo da segunda língua e (c) [o contato com] um profissional da comunidade nacional / cultural da qual essa língua é a expressão mais generalizada. Atualmente o Programa das Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) encontra-se suspenso, porém apesar da falta de incentivo governamental ações de formação e atuação intercultural continuam nas escolas na fronteira. Tendo isto em vista, e sabendo que a diversidade cultural presente na fronteira é constatada diariamente pela própria dinâmica da fronteira , o presente projeto tem como objetivo a sensibilização intercultural e linguística de escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu, compreendendo o ensino fundamental I. Para tanto, apresentaremos de forma lúdica e didática aspectos culturais das culturas latino-americanas e caribenhas, através de músicas, contos, brincadeiras e ações tradicionais do patrimônio histórico-cultural para crianças matriculadas na rede municipal de Foz do Iguaçu, no ensino fundamental I. Com isso, pretendemos sensibilizar os alunos, docentes e comunidade escolar, para a diversidade cultural existente – não só na fronteira, como também faremos um resgate linguístico-cultural de tradições locais; e de forma crítica pretendemos abordar a alteridade e desconstruir estereótipos a partir da relação entre o contraste, das línguas no par espanhol e português, e a diversidade cultural. Além disso, o projeto visa contribuir com a implementação do ensino trilíngue, português, espanhol e inglês, na cidade, em busca da consolidação do ensino integral. Neste primeiro momento o projeto concentrará suas ações na didática do ensino do espanhol nas escolas iguaçuenses, apresentando contos, tradições e culturas da América Hispana e fundamentalmente dos países vizinhos Argentina e Paraguai.
O projeto está alinhado a pesquisa financiada pelo edital nº137/2018 - PRPPG, da Agenda Tríplice e o Acordo de Cooperação com a Prefeitura Municipal, através do convênio 38/2018.
discentes do curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras e discentes internacionais
discentes e docentes da rede municipal de Foz do Iguaçu
Foto exemplo de atividade já realizada
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