Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: MUSEOLOGIA SOCIAL NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU - ANO II: Levantamento, Inventário e Conservação dos Bens Culturais
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 30
Período de Realização: 01/03/2022 a 15/12/2022
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Parque Nacional do Iguaçu
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 13/2021)
Responsável pela Ação: PEDRO LOUVAIN DE CAMPOS OLIVEIRA
E-mail do Responsável: pedro.oliveira@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795446


Resumo

A trajetória da ocupação humana no território do atual Parque Nacional do Iguaçu tem longa duração e vasta diversidade cultural, iniciada com os paleoíndios, há mais de dez mil anos, associados à megafauna adaptada a um clima mais frio e seco. Com o aumento da temperatura e da umidade, a vegetação torna–se mais densa, a partir de oito mil anos atrás, chegando outros povos caçadores–coletores, que nos deixaram, além de vestígios da cultura material e áreas de habitação, muitas representações simbólicas, como pinturas e gravuras rupestres. Grafismos também foram elaborados por povos de ancestralidade Jê, ceramistas e agricultores, que ocuparam o sudoeste paranaense há quatro mil anos, sendo que há dois mil também aparecem populações Guarani, com várias aldeias formadas ao longo de um caminho transcontinental, o Peabiru.  No século XVI, são os povos indígenas jê e Guarani que são contactados pelos exploradores europeus, que fundam cidades coloniais espanholas no atual oeste do Paraná. Como havia a resistência indígena, houve a fundação de missões jesuíticas, a partir do início do século XVII, junto ao rio Paraná e afluentes. E assim, a história foi sendo construída e ressignificada até os diversos momentos da ocupação contemporânea. A herança cultural no baixo rio Iguaçu é rica e altamente relevante. Antes de ser possível dissertar sobre essa herança, é importante perceber que o debate sobre a complexidade da gestão de áreas protegidas perpassa pela leitura da indissociabilidade entre sociedade e natureza. Essa reflexão vem ganhando cada vez mais evidência e atenção na contemporaneidade. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é realizar o levantamento dos bens culturais do Parque Nacional do Iguaçu, que de alguma forma tiveram suas trajetórias históricas relacionadas com o Parque, contemplando ampla diversidade de tipologias e matrizes culturais, tendo em vista sua valorização e conservação. Espera-se realizar um levantamento qualitativo e quantitativo sobre os objetos históricos, considerando a possibilidade da formação das coleções. A partir desse levantamento, espera-se produzir um inventário dimensionando o conjunto de bens e seu estado de conservação.

 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes de Graduação e Professores


Externo:

Administração e Público Visitante do Parque Nacional do Iguaçu


Público Alvo Externo

Administração e Público Visitante do Parque Nacional do Iguaçu



Membros da Equipe

  SUZANA MINGORANCE
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  PEDRO LOUVAIN DE CAMPOS OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  ROY EDDIE MARQUARDT FILHO
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO

  LORENA SILVA MARTINS
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  MARCELINO TEIXEIRA LISBOA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MAURICIO DEZORDI
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  VITOR BARBATO HONORATO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  LOURDES KARINA AYALA MARTINEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ROSANGELA DOS SANTOS BECKER
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LIANE MOISINHO FROIS CHICHOSKI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MICAEL ALVINO DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR
  CLAÚDIA INÊS PARELLADA
Categoria: EXTERNO
Função : ORIENTADOR

  JOSE ULISSES DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : CONSULTOR / TUTOR
  IVAN CARLOS BAPTISTON
Categoria: EXTERNO
Função : CONSULTOR / TUTOR


Lista de Fotos

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