Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Direito à poesia - Círculos de leitura com pessoas em situação de privação de liberdade em Foz do Iguaçu / 2022
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 36
Período de Realização: 15/12/2021 a 15/12/2022
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: PEF 2 (Penitenciária Estadual 2) e PFF-UP (Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu - Unidade de Progressão)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital n. 58/2021/PROEX - PROFAEX)
Responsável pela Ação: CRISTIANE CHECCHIA, MÁRIO RENÉ RODRIGUEZ TORRES
E-mail do Responsável: cristiane.checchia@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795388


Resumo

Este projeto de extensão propõe a realização de círculos de leitura de literatura e de oficinas de escrita com internos de instituições prisionais da cidade. Este trabalho vem sendo desenvolvido desde 2015 na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu (o antigo o Cresf) e na PEF II (Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II). A leitura é o motor inicial para uma oficina de escrita, a partir da qual já foram elaborados quatro pequenos livros de antologia poética dos participantes na PEF 2. Essa proposta de ação parte de uma perspectiva crítica ao sistema prisional e às políticas de aprisionamento seletivo e em massa. Surgiu com o objetivo de criar um espaço de amizade e de compartilhamento de leitura e escrita, no qual experiências significativas com a literatura tornem possível a abertura de janelas de liberdade em cada um de nós, ainda que sob condições de confinamento. Nas atividades desenvolvidas existe um espaço disponível para refletir e falar, para estar em contato com outros mundos, com outras paisagens, para trabalhar a memória de si e o autorretrato, para, em suma, viver a língua como experimentação. Neste projeto pensamos a literatura no sentido de liberdade, da potencial ressignificação dos sujeitos diante de uma experiência nova com a linguagem, e como uma maneira de fugir dos padrões do que se entende por “estar na prisão” ou “estar na universidade”. Nos locais em que tem sido desenvolvida, esta experiência tem estimulado a formação de mediadores de leitura no ambiente prisional entre os/as participantes, multiplicando o potencial positivo da ação. Não menos importante, do ponto de vista acadêmico, este projeto viabiliza, por meio da pesquisa-ação, a formação de estudantes/pesquisadores e futuros profissionais da mediação cultural (no âmbito da leitura), engajados e sensíveis à dimensão humana e social do saber produzido na Universidade. 


Públicos Alvo

Interno:

discentes interessados no trabalho com literatura em geral


Externo:

Pessoas em situação de privação de liberdade nas unidades prisionais de Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

Pessoas em situação de privação de liberdade nas unidades prisionais de Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  MARIO RENE RODRIGUEZ TORRES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CRISTIANE CHECCHIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  REGIANE CRISTINA TONATTO
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)

  MARIA BEATRIZ BARMAIMON GARCIA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  NATALIA DUQUINI DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  SOPHIA BELÉN RUIZ GONZÁLEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ANDERSON ALVES DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



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