Planejamento é algo inerente ao ser humano e onipresente em todas as áreas de conhecimento e atuação. Desde tempos antigos, a humanidade se utiliza, mesmo que intuitivamente, do planejamento de modo a garantir sua sobrevivência, antecipar-se a eventos e nortear a tomada de decisões. Em saúde, isso não é diferente. Na américa latina, existe uma ampla biografia sobre planejamento em saúde desenvolvida principalmente no século XX, em que se discutem e desenvolvem enfoques teórico-metodológicos para o planejamento e as falhas e acertos de modelos vigentes e passados.
Atualmente, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) conta com cinco cursos voltados à área da saúde: Medicina e Saúde Coletiva no nível de graduação e Especialização em Gestão em Saúde, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e o Mestrado em Biociências no nível pós-graduação. Mesmo dentro da Medicina e do Mestrado, que a priori possuem uma imagem de uma abordagem mais assistencial ou acadêmica, tópicos em gestão e planejamento são abordados, pois a atuação dos egressos pode contemplar a gestão em saúde nos mais variados níveis e tanto a gestão quanto o planejamento são intimamente ligados à uma boa qualidade da assistência.
Aproveitar as oportunidades também é um fator relevante para a gestão, o planejamento e o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Há atualmente um projeto vigente na UNILA que visa executar uma ação de intervenção nas escolas municipais de Foz do Iguaçu, em conjunto com a prefeitura municipal, as secretarias municipais de saúde e educação e o Programa Saúde na Escola para o rastreamento de déficits visuais em crianças em idade escolar. Tal projeto, por sua natureza e diversidade de atores envolvidos exige conhecimentos de planejamento, gestão e operacionalização, documentos específicos, base teórica sobre organização dos sistemas e redes de saúde envolvidas e a clareza e transparência que o serviço público exige.
Nesse sentido, esse projeto visa oferecer a estudantes da área da saúde da UNILA o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para gestão, planejamento, operacionalização e construção de ações em saúde enquanto atua para viabilizar uma intervenção concreta para a comunidade já trabalhada por discentes e docentes da universidade.
Estudantes de Medicina e Saúde Coletiva
Crianças de 17 escolas municipais cursando o quarto e quinto ano do fundamental
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