Esta proposta tem procura contribuir com o amadurecimento da Extensão Universitária da Unila e promover a cultura como desenvolvimento do conhecimento, expandindo a consciência de si e de sua prática em relação ao mundo onde vive, o que está afinado com as principais diretrizes da Universidade em relação a cultura. Nessa edição, o foco do projeto está na construção de material pedagógico para sensibilização em relação aos cuidados com o meio ambiente e a promoção de diálogos com estudantes e professores das escolas municipais da região norte cidade (bairros Jardim Universitário I e II e bairro Cidade Nova), através das linguagens artísticas.
Nesse sentido, se cruzam nesse projeto, três linguagens. Partimos do teatro de bonecos, com foco na experimentação técnica e poética do tipo luva, que utiliza material reciclável e de baixo custo para construção tanto dos bonecos, como dos demais objetos cênicos a serem utilizados, contribuindo para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente; a linguagem cinematográfica, por compreender a sua democratização nos últimos anos e a facilidade de poder atingir maior audiência; e ainda a literatura, a partir do texto literário “O Lixo”, de Luis Fernando Veríssimo.
Intensificando o olhar e a ação sobre a região norte de Foz do Iguaçu, tendo como possíveis parceiros centros culturais, centros de convivência e escolas municipais e estaduais. A região foi escolhida, por ser uma região que facilmente se encontra resíduos sólidos descartados de modo inadequado na rua, em praças ou terrenos baldios.
Em relação ao projeto Como Uma Luva, em edições anteriores estabelecemos parceria com diversas entidades educativas, no entanto o foco estava mais o ensino da técnica teatral do boneco tipo luva. Dentre as principais parceiras, destaco a Secretaria de Educação Infantil de Foz, a Fundação Cultural, a Secretaria de Cultura de Medianeira e a Secretaria de Cultura do Alto Paraná (PY), com atividades voltadas ao ensino da técnica a professores. Em 2016, o projeto contou com a colaboração de um estudante do curso de cinema, com a finalidade de incluir o audiovisual para a acompanhamento, registro e criação de uma websérie do projeto. Nesse sentido, 4 episódios foram criados e lançados na comunidade local.
Nessa edição do projeto, a ação prioriza a criação de material artístico pedagógico que possa estimular a reflexão critica sobre a produção de resíduos sólidos em grande escala e o inadequado descarte dos mesmos, por compreender que há pouco sensibilização em relação ao correto descarte dos resíduos sólidos, principalmente, observando os bairros mais marginalizados de Foz do Iguaçu.
Comunidade geral
Moradores da região norte da cidade
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6