O Curso Português para Imigrantes é uma uma parceria entre o Capacita Foz, do Instituto Polo Iguassu, e o Programa Permanente de Línguas para a Comunidade, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O Curso tem como objetivo ampliar as capacidades de se comunicar em português, contribuindo para a inserção de imigrantes no mercado de trabalho. Entre os conteúdos abordados durante a capacitação estão: apresentação pessoal, expressão de objetivos e planos, elaboração de currículos e perfis comerciais em redes sociais, conhecimento dos direitos trabalhistas e de contratos de trabalho, preparação para uma entrevista de emprego, conhecimento e uso da gramática e vocabulário da língua portuguesa falada no Brasil. O curso está baseado numa perspectiva de linguagem como prática social e segue uma metodologia de ensino por tarefa, sendo possível a matrícula de novos estudantes a qualquer momento. As aulas e atividades ocorrem na modalidade on-line, sendo ministradas por discentes do curso de licenciatura em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras da UNILA, com acompanhamento docente e de estudantes voluntários.
Considerando que as aulas serão práticas de interação e de uso da língua estrangeira em situações similares as do cotidiano, foi elaborado um programa composto por cinco unidades, sendo cada unidade distribuída em 2 encontros on-line, das 19h às 21h nas segundas-feiras, e atividades de produção e compreensão de textos, em plataformas digitais específicas. Cada unidade tem duração de 8 horas, e o curso tem carga horária total de 40 horas.
UNIDADE
TEMÁTICA
CONTEÚDO
CARGA HORÁRIA
UNIDADE I
AULAS NOS DIAS 18/10 e 25/10
ATIVIDADES EM PLATAFORMAS ON LINE
ME APRESENTO
Nesta unidade, se orientará como fazer uma apresentação pessoal e como expressar objetivos e planos.
Serão estudados os verbos no modo indicativo; pronomes pessoais; adjetivos e advérbios.
8h
UNIDADE II
AULAS NOS DIAS 1/11 e 8/11
ELABORO MEU CURRÍCULO
Nesta unidade, se orientará a elaboração de currículos e perfis comerciais em redes sociais.
Será estudado léxico referente aos gêneros discursivos currículo e perfil comercial, bem como estratégias de escrita sucinta.
UNIDADE III
AULAS NOS DIAS 15/11 e 22/11
CONHEÇO AS LEIS TRABALHISTAS
Nesta unidade, se focalizará o conhecimento de alguns aspectos das leis trabalhistas, tais como direitos trabalhistas e contratos de trabalho;
Será estudado léxico e gramática necessários para compreensão da legislação;
Serão realizadas atividades de interação acerca dessas legislações.
UNIDADE IV
AULAS NOS DIAS 29/11 e 6/12
ME PREPARO PARA UMA VAGA
Nesta unidade, se focalizará a busca de emprego e a preparação linguístico-discursiva para uma entrevista;
Serão realizadas práticas de interação a partir de anúncios de vagas de emprego e simulações de entrevistas.
UNIDADE V
AULAS NOS DIAS 13/12 e 20/11
EU TRABALHO
Nesta unidade, se focalizará algumas situações comunicativas de trabalho em diversas áreas;
Serão realizadas atividades voltadas à solicitação de instruções, conhecimento do ambiente e capacitação para o trabalho.
CARGA HORÁRIA TOTAL
40H
A primeira unidade tem como objetivo que o estudante consiga fazer sua apresentação pessoal e expressar seus objetivos e planos em língua portuguesa; a segunda unidade tem como objetivo que o estudante consiga elaborar seu currículo e um perfil comercial em redes sociais; a terceira unidade visa que o estudante conheça as leis trabalhistas; a quarta unidade visa que o estudante consiga realizar a busca por um emprego e interagir numa entrevista de seleção; por último, a quinta unidade tem como objetivo que o estudante consiga interagir em língua portuguesa em seu ambiente de trabalho.
Apesar de o curso focalizar o uso da língua portuguesa, compartilha-se do entendimento de que tanto imigrantes quanto brasileiros poderão usar diversas línguas numa situação comunicativa, situação característica das sociedades multilíngues em que estamos inseridos.
O material dos encontros será elaborado em parceria entre a professora coordeenadora do curso e os estudantes estagiários do curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Além das tarefas, serão construídos coletivamente materiais culturais relacionados a cada módulo, de modo a gerar um diálogo intercultural através da apreciação e discussão de produtos culturais, especialmente latino-americanos, que tratam de migração e impulsionam discussões em torno dos contatos culturais que as situações de deslocamento promovem, contribuindo, destarte, para o acolhimento dos que chegam ao país e à região.
NÃO HÁ
Imigrantes da comunidaadeee
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6