Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Ensino de língua materna e sociolinguística
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 40
Período do Curso: 01/08/2021 a 08/10/2021
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 13/2021)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
E-mail do Responsável: simone.ribeiro@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795319

Resumo

A escola é um espaço em que as variantes linguísticas entram em contato e conflito em decorrência da diversidade de falantes que trazem consigo traços particulares de sua convivência com a família, amigos e culturas. Com base nesse paradigma, é possível visualizar a importância que a instituição educativa tem no processo de conhecimento e da aquisição da linguagem, uma vez que os professores são os mediadores entre a língua e os falantes. Contudo, ao ensinar a língua institucionalizada, nem sempre são consideradas e respeitadas as diversidades linguístico-culturais dos discentes. Desde modo, este curso objetiva suscitar a reflexão sobre a aplicação de perspectivas que envolvam práticas pedagógicas de português e suas variações linguísticas na ação docente, contribuindo para a ampliação da aquisição linguística dos alunos sob a ótica da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo 2003, 2004, 2005; Zilles e Faraco 2015; Faraco 2007; Cyranka 2007; Correa 2007, 2009). Para tanto, primeiramente, serão abordados referenciais teóricos sobre Linguística e conceitos de gramática; na sequência desenvolve-se uma introdução à Sociolinguística com ênfase em sua abordagem Educacional. Por fim, serão analisadas produções escritas de estudantes do 8º ano de um colégio público de Foz do Iguaçu.


Programação

 

DATA

DESCRIÇÃO

HORA/AULA

1

04/08

Reflexões Iniciais: O que é linguística? 

 3

2

12/08

Conceitos de Gramática

3

3

18/08

Introdução à Sociolinguística

3

4

25/08

Política linguística e ensino de língua: pedagogia da variação linguística

3

5

01/09

Contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa

3

6

08/09

O ensino de português e a variação linguística em sala de aula

3

7

15/09

Língua oral x língua escrita

3

8

22/09

Indícios de singularidade e idiossincrasia

3

9

29/09

Análise de Produções Escritas

3

10

04/10

Análise de Produções Escritas

3


Públicos Alvo

Interno:

discentes dos cursos de letras


Externo:

discentes das escolas municipais/estaduais, coordenadores e direção


Público Alvo Externo

discentes das escolas municipais/estaduais, coordenadores e direção



Membros da Equipe

  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  THAINA DE SANTANA ALENCAR
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  WANIA CRISTIANE BELONI
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6