Este projeto busca contribuir com a emancipação da Brigada Ojeffersson Santos, articuladora do conjunto de nove assentamentos populares do MST na região do Sul da Bahia e integrante da Teia dos Povos.O objetivo principal do projeto é a construção colaborativa de um relatório antropológico que abarque a organização política e socioeconômica do território da Ojeffersson, as relações ambientais e culturais ali estabelecidas. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um dos maiores movimentos sociais da América Latina, um movimento “de massas, autônomo, que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil”[1]. Com uma perspectiva crítica e inovadora, a Brigada Ojeffersson Santos proporciona um momento de autodeterminação de suas áreas e apresenta um Projeto Popular próprio: tocando através da autogestão e do apoio mútuo a transição de seus acampamentos para assentamentos autônomos e estabelecendo o primeiro Quilombo do MST. A partir das concepções da Antropologia por demanda e da Etnografia Comprometida, a proposta surge a partir da necessidade local de registrar os fundamentos prático-teóricos que enraízam o modelo de articulação de tal território, documentando a organização dos assentamentos. A escolha do método etnográfico nutrido pelo uso de recursos da Antropologia Audiovisual e da História permite ampliar as oportunidades de experiência prática para estudantes do ILAACH, reforçando a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
[1] Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. ”Normas Gerais e Princípios Organizativos do MST”. Secretaria Nacional - MST, 2016.
Estudantes e técnicos/as do ILAACH, em especial da Antropologia, História e Cinema
Brigada Ojeffersson Santos e famílias dos Assentamentos Autônomos da região do Sul da Bahia organizados por esta articulação.
FOTO 5 - Brigada e mulheres
FOTO 1 - sementes
FOTO 2 - trabalho na terra
FOTO 3 - mulheres no trabalho
FOTO 4 - comunidade
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6