Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA MIGRANTES E REFUGIADOS
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 40
Período do Curso: 09/08/2021 a 04/10/2021
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Plataforma digital Google Sala de Aula
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 13/2021)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: TATIANA PEREIRA CARVALHAL
E-mail do Responsável: tatiana.carvalhal@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795276

Resumo

O Curso Português Brasileiro para Migrantes e Refugiados tem como objetivo o acolhimento de residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário por meio da cultura, particularmente, pelo desenvolvimento das competências necessárias para que eles possam usar o português como língua estrangeira com diferentes propósitos, particularmente os relacionados à saúde, estudo e trabalho, contribuindo, destarte para a sua integração no Brasil e na região trinacional. O curso está baseado numa perspectiva de linguagem como prática social e segue uma metodologia de ensino por tarefa, sendo possível a matrícula de novos estudantes a qualquer momento. As aulas ocorrem por meio da plataforma Google Sala de Aula e são ministradas por discentes do curso de licenciatura em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras da UNILA, com acompanhamento de monitores.


Programação

Considerando que as aulas serão práticas de interação e de uso da língua estrangeira em situações similares as do cotidiano, foi elaborado um programa composto por quatro módulos: I. Abrigo e acomodação; II. Alimentação, saúde e bem-estar; III. Educação e capacitação; IV. Emprego.

 

MÓDULO I

ABRIGO E ACOMODAÇÃO

 

MÓDULO II

 

ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E BEM-ESTAR

MÓDULO III

 

EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO

MÓDULO IV

EMPREGO


Os estudantes poderão ingressar em qualquer momento do curso e realizar as tarefas da aula. Serão certificados aqueles que concluírem todos os módulos. Cada módulo tem duração de 5 horas. A carga horária total do curso é, portanto, de 20 horas.


O primeiro módulo visa a tratar de assuntos relacionados a moradia, abrigo e acomodação, por meio de tarefas que simulem os usos reais de diálogo nesse âmbito, auxiliando-os, portanto, a encontrarem um lugar para residir e a reduzir possíveis angústias da falta da sua casa em seu país de origem. 


O segundo módulo focaliza a alimentação, a saúde e o bem-estar. Compreende atividades relacionadas à compra de alimentos, preparo, custo, bem como seu valor nutricional e cultural.  Trata de questões relacionadas à saúde e ao bem-estar, apresentando o sistema de saúde do Brasil e simulando consultas médicas. É focalizada tanto a saúde física quanto a emocional.


O terceiro módulo refere-se à educação e capacitação e pretende apresentar e discutir questões relacionadas à formação dos aprendizes e de seus familiares. Visa a apresentar o sistema educacional regular e demais instituições que operam no setor educacional no Brasil e na região fronteiriça.


Por fim, o quarto módulo relaciona-se ao tema de emprego e visa a discutir aspectos relacionados a trabalho no Brasil e na região trinacional, abrangendo legislações, processos de seleção, elaboração de currículo etc.


O material dos encontros será elaborado em parceria entre as professoras orientadoras do curso e os estudantes estagiários do curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Além das tarefas, serão construídos coletivamente materiais culturais relacionados a cada módulo, de modo a gerar um diálogo intercultural através da apreciação e discussão de produtos culturais, especialmente latino-americanos, que tratam de migração e impulsionam discussões em torno dos contatos culturais que as situações de deslocamento promovem, contribuindo, destarte, para o acolhimento dos que chegam ao país e à região.

 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes com status de refugiado, solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário reconhecido no Brasil


Externo:

Residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário


Público Alvo Externo

Residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário



Membros da Equipe

  TATIANA PEREIRA CARVALHAL
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LAURA JANAINA DIAS AMATO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CAMILA DO AMARAL LAVORENTI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) EM ATIVIDADE CURRICULAR

  TATIANE MARTINS VAZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) EM ATIVIDADE CURRICULAR


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6