O Curso Português Brasileiro para Migrantes e Refugiados tem como objetivo o acolhimento de residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário por meio da cultura, particularmente, pelo desenvolvimento das competências necessárias para que eles possam usar o português como língua estrangeira com diferentes propósitos, particularmente os relacionados à saúde, estudo e trabalho, contribuindo, destarte para a sua integração no Brasil e na região trinacional. O curso está baseado numa perspectiva de linguagem como prática social e segue uma metodologia de ensino por tarefa, sendo possível a matrícula de novos estudantes a qualquer momento. As aulas ocorrem por meio da plataforma Google Sala de Aula e são ministradas por discentes do curso de licenciatura em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras da UNILA, com acompanhamento de monitores.
Considerando que as aulas serão práticas de interação e de uso da língua estrangeira em situações similares as do cotidiano, foi elaborado um programa composto por quatro módulos: I. Abrigo e acomodação; II. Alimentação, saúde e bem-estar; III. Educação e capacitação; IV. Emprego.
MÓDULO I
ABRIGO E ACOMODAÇÃO
MÓDULO II
ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E BEM-ESTAR
MÓDULO III
EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO
MÓDULO IV
EMPREGO
Os estudantes poderão ingressar em qualquer momento do curso e realizar as tarefas da aula. Serão certificados aqueles que concluírem todos os módulos. Cada módulo tem duração de 5 horas. A carga horária total do curso é, portanto, de 20 horas.
O primeiro módulo visa a tratar de assuntos relacionados a moradia, abrigo e acomodação, por meio de tarefas que simulem os usos reais de diálogo nesse âmbito, auxiliando-os, portanto, a encontrarem um lugar para residir e a reduzir possíveis angústias da falta da sua casa em seu país de origem.
O segundo módulo focaliza a alimentação, a saúde e o bem-estar. Compreende atividades relacionadas à compra de alimentos, preparo, custo, bem como seu valor nutricional e cultural. Trata de questões relacionadas à saúde e ao bem-estar, apresentando o sistema de saúde do Brasil e simulando consultas médicas. É focalizada tanto a saúde física quanto a emocional.
O terceiro módulo refere-se à educação e capacitação e pretende apresentar e discutir questões relacionadas à formação dos aprendizes e de seus familiares. Visa a apresentar o sistema educacional regular e demais instituições que operam no setor educacional no Brasil e na região fronteiriça.
Por fim, o quarto módulo relaciona-se ao tema de emprego e visa a discutir aspectos relacionados a trabalho no Brasil e na região trinacional, abrangendo legislações, processos de seleção, elaboração de currículo etc.
O material dos encontros será elaborado em parceria entre as professoras orientadoras do curso e os estudantes estagiários do curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Além das tarefas, serão construídos coletivamente materiais culturais relacionados a cada módulo, de modo a gerar um diálogo intercultural através da apreciação e discussão de produtos culturais, especialmente latino-americanos, que tratam de migração e impulsionam discussões em torno dos contatos culturais que as situações de deslocamento promovem, contribuindo, destarte, para o acolhimento dos que chegam ao país e à região.
Estudantes com status de refugiado, solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário reconhecido no Brasil
Residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário
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