Existe um consenso entre estudiosos de diversas áreas sobre a temática dos residuos sólidos urbanos (RSU) como um dos principais desafios das cidades no século XXI. Um estudo publicado pelo Banco Mundial (Kaza EI AL 2018) estima que no ano de 2050 9 entre cada 10 habitantes da América Latina viverão em cidades. Isto implicará uma quantidade crescente na geração de RSU e consequente aumento na necessidade por serviços públicos relacionados com coleta, transporte, separação e correta destinação destes resíduos. Em muitas cidades este aumento de demanda pode se tornar critico em virtude do tamanho da cidade, topologia do terreno, fatores culturais da população, tipos de resíduos ente outros fatores, exigindo então soluções eficazes e muitas vezes inovadoras por parte do gestor público A parte de ser um problema de gestão pública os RSU podem trazer boas oportunidades para se trabalhar o aumento da eficiência das cidades, tornando-as mais próximas aos conceitos de cidades inteligentes e resilientes a mudanças climáticas. A utilização de residuos orgânicos para produção de biogás é um exemplo do conceito conhecido internacionalmente como WtE (Waste to Energy), onde o resíduo que antes era um problema torna-se combustível e pode ajudar a diminuir gastos com a aquisição de combustiveis como gás natural, GLP, óleo diesel, etc. Os processos de reciclagem de compostos de alumínio, metais em geral, plásticos, borrachas, vidros entre outros caracteriza o que se conhece atualmente por economia circular, onde os resíduos são re -utilizados como matéria prima industrial, aumentando a eficiência do setor industrial e das cidades como um todo.
A cidade de Foz do Iguaçu tem se tornado um pólo universitário nos últimos anos impulsionado, principalmente, pela presença de universidades e institutos federais de educação públicos que apresentam estrutura, capacidade de planejamento e coordenação de ações de longo prazo bem como capacidade de contratar e manter corpo de servidores técnicos e docentes com alto nível profissional. Em Foz do lguaçu destaca-se a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-americana), IFPR (Instituto Federal do Paraná) ambos federais e a UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) estadual Além disso há o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) que já tem aproximadamente 15 anos de existência e se consolidou como um dos principais parques tecnológicos no Brasil Vale destacar dentro do PTI o ClBiogas (Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás), que nasceu como laboratório de pesquisa e é hoje uma empresa independente, sendo um dos principais destaques do PTI. 0 ClBiogas oferece serviços educacionais e treinamento profissional, serviços de consultoria e projeto para empreendimentos de Biogás e energias renováveis como solar e fotovoltaica, compreendendo desde análise de viabilidade de empreendimento até o projeto executivo de plantas de geração de energia renovável. Considerando as universidade públicas instaladas em Foz do Iguaçu, a qualidade de RH de técnicos e docentes, a presença do PTI e a expertise do ClBiogas com projetos em biogás é possível identificar as principais condições para a proposição de proletos portadores de futuro como referência tecnológica e, mais importante, que possam ser replicados em outras cidades do Paraná, do Brasil e da América Latina. Para isso se realizar deve-se completar o ciclo educacional trazendo um dos principais componentes de futuro: os estudantes do ensino médio. São estes estudantes que irão desempenhar as principais funções para consolidação de tecnologias como WtE e relacionadas a economia circular.
Esta proposta tem então o objetivo principal de atuar junto aos estudantes do ensino médio em colégios estaduais no Paraná, colaborando na formação de futuros profissionais com conhecimentos robustos sobre teoria de energia, produção de biogás e sustentabilidade, de modo a estarem preparados aos novos desafios da próxima revolução industrial (indústria 4 0), desafios com eficiência energética e mitigação de efeitos de mudanças climáticas em escala local e global. Este objetivo será alcançado através de atividades que visam transferir conhecimento de domínio da equipe de projeto que estão
alinhados com o escopo de projetos de extensão. Além disso, pretende-se transformar como aliado no aprendizado um dos principais fatores de distração dos estudantes na atualidade, os telefones celulares. Isto se dará através da construção conjunta de aplicativos para Smartphones. utilizando plataforma digital online gratuita para ensino de programação, como será explicado mais a frente nesta proposta.
Bolsistas de extensão de graduação de geografia, engenharia de energia e engenharia química
Alunos do ensino médio de escolas estaduais de Foz do Iguaçu
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