Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Infraestrutura, Geopolítica e Economia Política da Integração Energética no Cone Sul
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 700
Período do Evento: 15/07/2021 a 15/12/2021
Área Principal: 9 - ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: atividades realizadas remotamente
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 15/2021/PROEX - Cursos e Eventos)
Tipo do Evento: CICLO DE DEBATES, CIRCUITO, SEMANA Carga Horária: 35 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: LUCIANO WEXELL SEVERO
E-mail do Responsável: luciano.severo@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795262

Resumo

Os processos contemporâneos de aceleração das transformações estruturais e conjunturais no plano da política internacional implicam em significativos desafios em termos de desenvolvimento e soberania para os Estados Nacionais periféricos e semiperiféricos. Estes processos evidenciam o aprofundamento ou acirramento da competição internacional entre os países desenvolvidos, que se desdobra na disputa por áreas de influência e recursos estratégicos geralmente localizados na periferia.

O estudo da Integração Regional torna-se crucial em um momento de acirramento da disputa inter-estatal, especialmente para a região sul-americana, composta por Estados com diferentes capacidades e muitas assimetrias, que possuem diversas riquezas em recursos naturais estratégicos e que se encontram em uma posição relativamente vulnerável dentro do sistema internacional contemporâneo. Desde os anos 1970 observa-se no cenário internacional o acirramento da disputa por mercados e pelo controle de recursos estratégicos de longo prazo, especialmente recursos energéticos finitos e que apresentam implicações para o crescimento econômico e o equilíbrio de poder entre as grandes potências, o que gera disputas hegemônicas em todas as regiões do mundo, contexto no qual a América do Sul está indissociavelmente inserida (FIORI, 2008).

Ao considerar que historicamente há uma tendência dos países centrais de acumulação cada vez maior de riquezas e poder (sustentada pela economia de países periféricos), a Integração Regional sul-americana torna-se crucial para a ampliação das capacidades de segurança, defesa e dissuasão da região, bem como apresenta-se como estratégia fundamental para o desenvolvimento conjunto de blocos de países localizados em regiões periféricas ou semiperiféricas., visando a promoção da soberania e do desenvolvimento, e um melhor posicionamento no sistema internacional (GUIMARÃES, 2008, p. 60).

Neste sentido, o objetivo desta atividade de extensão é realizar uma análise multifocal - desde o global, para o regional e, por fim, o local - que permita compreender o contexto histórico-geopolítico em que se inserem as hidrelétricas de Itaipu e Yacyretá enquanto projetos de integração energética sul-americanos. A partir disso, serão elaborados cenários de prospecção para futuros projetos de cooperação envolvendo as duas binacionais, visando a promoção da Integração Regional, do desenvolvimento e da soberania sul-americanos.


Programação

Principais tópicos abordados no Ciclo de Debates:


I - Geopolítica Energética: dos Conflitos à Cooperação e Integração Energética

 

II - Geopolítica e Economia Política da Integração Energética : desafios e perspectivas globais : os impactos da Nova Rota da Seda na Eurásia e na América Latina

 

III - Geopolítica da Integração Energética no Cone Sul : Itaipu, Yacyretá, a Cooperação Nuclear Brasil-Argentina e a infraestrutura energética no Eixo Capricórnio de integração da IIRSA

 

IV - Itaipu: dos conflitos por recursos hídricos à cooperação e integração energética Brasil-Paraguai

 

V - Yacyretá: dos conflitos por recursos hídricos à cooperação e integração energética Argentina-Paraguai

 

VI - Itaipu Binacional e a Tríplice Fronteira: Economia, infraestrutura, meio ambiente, turismo e desenvolvimento local

 

VII - Conflito e cooperação em torno da integração energética: as negociações diplomáticas internacionais em torno dos processos de revisão dos tratados de Itaipu e de Yacyretá .


VIII - Inovação tencológica e cooperação internacional na área de Energia: desenvolvimentos recentes, Geopolítica, Economia Política e cenários para a América do Sul


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, servidores técnicos e docentes da UNILA


Externo:

Acadêmicos, estudantes (ensino médio, técnico e superior), professores (de ensino médio, técnico e s uperior), jornalistas, pesquisadores e demais interessados na temática da Integração Regional. Qualquer outro público com acesso à internet e redes sociais.


Público Alvo Externo

Acadêmicos, estudantes (ensino médio, técnico e superior), professores (de ensino médio, técnico e s uperior), jornalistas, pesquisadores e demais interessados na temática da Integração Regional. Qualquer outro público com acesso à internet e redes sociais.



Membros da Equipe

  LUCAS KERR DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LUCIANO WEXELL SEVERO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  NELSON FERNANDES FELIPE JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  FABIO BORGES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARKSON RANGEL SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6