Este projeto propõe trabalhar com o Colégio Estadual Pioneiros, do município de Foz do Iguaçu, contribuindo na construção do conhecimento científico e tecnológico em duas frentes que são a seguir descritas.
A primeira é a inserção de práticas experimentais na vida acadêmica dos docentes e discentes de Ciências, Química, Física ou Biologia do Ensino Fundamental ou Médio, por estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) ou em Química da UNILA. Este projeto, além de contribuir para a formação de qualidade dos estudantes do curso de Licenciatura da UNILA, melhorando a articulação entre teoria e prática necessária à formação desses docentes, contribui para valorização daqueles que já trabalham nas escolas públicas. Essa valorização se dá pelo apoio na qualificação dos trabalhos desenvolvidos pelos próprios docentes, pois esses não precisarão se ater a aulas enfadonhas com quadro e giz. Além disso, geralmente, as aulas de Química, Física e até Biologia são vistas pelos alunos como de difícil compreensão e, muitas vezes, tediosas. Os conceitos abordados podem ser abstratos e, às vezes, difíceis de ser contextualizados no cotidiano do aluno. Para minimizar essa problemática e tornar essas aulas mais interessantes e realísticas e, por conseguinte, mais produtivas na construção do conhecimento, os experimentos são considerados bastante efetivos. Nessa frente, o projeto pretende primeiramente dialogar com os docentes do Colégio para definir as possibilidades de implementar essa metodologia neste momento de pandemia. O processo pode se dar de forma a
- disponibilizar experimentos gravados em vídeos;
- fornecer material descritivo dos experimentos, para que os docentes trabalhem no Colégio;
- fornecer procedimentos operacionais padrão (POP) para que os discentes executem os experimentos em suas casas e tragam os resultados na forma de relatório, vídeo gravado.
Os experimentos nessas áreas podem servir para gerar hipóteses, estimular o senso crítico a partir de observações, estimular o caráter científico, tornar as aulas mais dinâmicas e buscar soluções para problemas. Entretanto, embora os experimentos sejam uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, poucas escolas públicas já os utilizavam antes da pandemia. As razões podem ser variadas, desde falta de materiais e locais apropriados para sua execução até a indisponibilidade de tempo dos professores. Neste contexto, quanto se pensa em experimentos de Ciências, Química, Física ou Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, é importante considerar aqueles que utilizam materiais baratos, de fácil acesso e que não ofereçam riscos a discentes, docentes e o meio ambiente.
A segunda frente de trabalho terá um viés mais tecnológico, com a construção do conhecimento e com a obtenção de um produto. Nessa etapa do projeto pretende-se
- Orientar a elaboração de podcasts pelos discentes, criando um acervo para o Colégio. Os temas devem ser dialogados entre os agentes envolvidos, tendo como sugestão inicial aterro sanitário, mulheres na ciência, eficiência energética, célula a combustível, produção de hidrogênio, biogás e outros. Esta atividade envolve o aprendizado e o trabalho de pesquisa bibliográfica, elaboração de um roteiro e utilização de plataforma para podcast.
- Colaborar na elaboração de material didático como histórias em quadrinho ou cartilhas. Os temas devem ser dialogados entre os agentes envolvidos, tendo como sugestão inicial novas profissões, a bicicleta como meio de transporte, a importância das abelhas para a agricultura e outros. Igualmente, esta atividade envolve aprendizado e trabalho de pesquisa bibliográfica, elaboração de narrativa e utilização de aplicativo para elaboração das histórias em quadrinho. Esta etapa do trabalho contará com a participação do professor Miguel Antonio Ahumada Cristi, do ILAACH, que será responsável pela coordenação do material didático produzido.
- Instruir na elaboração de projetos simplificados, utilizando a ferramenta Arduíno. Esta atividade envolve o aprendizado e o trabalho de pesquisa bibliográfica, escolha de projeto eletrônico simples e utilização da ferramenta Arduíno. Nesta etapa, pretende-se instigar o grupo a implementar, em breve, um campeonato de robótica no Colégio.
Todos esses trabalhos poderão ser divulgados no Colégio por meio do Youtube, redes sociais ou aplicativo Padlet. A divulgação de trabalhos valoriza os indivíduos e funciona como um convite à inclusão de outros nas comunidades científicas.
Discentes e docentes da Unila
Docentes e Discentes do Colégio Estadual Pioneiros - Foz do Iguaçu
Foto dos espaços, na Escola, organizados pelo bolsista da Unila em 2019
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