Este Evento visa realizar encontros que possibilitem apresentar a atuação de mulheres negras de Foz do Iguaçu, Paraguai, Argentina e Colômbia em seus espaços sociais a partir de suas práticas e trajetórias de vida. Através da interlocução com essas mulheres busca-se dar visibilidade às ações desenvolvidas e protagonizadas por elas e romper com a invisibilidade e a discriminação racial e de gênero a que muitas estão submetidas. Este evento está ligado ao Projeto intitulado “Vozes Negras Femininas da Améfrica Ladina”, no qual partimos de conceitos como o de Améfrica Ladina (GONZALEZ, 2018), o de Escrevivência (EVARISTO, 2016), o de Aquilombamento (NASCIMENTO, 2018), entre outros que orientam as reflexões e o debate sobre o racismo estrutural, as desigualdades sociais, de gênero, de raça e de classe e orientam para uma proposta metodológica interdisciplinar, decolonial, antirracista e antimachista. Este evento visa realizar encontros periódicos para debatermos temáticas referente, principalmente, as populações afrodescendentes em seus respectivos países. Até o momento o Projeto reúne diretamente em torno de 40 mulheres em ações diretas e nos Eventos essa rede se amplia a partir das temáticas de discussão e abordagens propostas.
1 – Título: População Afro-Colombiana em Debate
Local de realização: Virtual
Data de início e término: 22 de maio de 2021
Horário de início e término: 15 - 17h
CH: 4h
QTD de vagas: 150
Breve descrição:
21 de maio, data de discussão referente a população afrodescendente no país e que visa principalmente criar visibilidade e reconhecimento por toda a trajetória da população negra no país. É uma data que além desta visibilidade histórica procura marcar as lutas contra todas as formas de discriminação e desigualdade que ainda marcam as populações afrodescendentes do país.
2 - Título: Mulher Afro-Latino- Americana e Caribenha
Data de início e término: 23 de julho de 2021
Horário de início e término: 17 as 19h
CH: 4
Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra (Lei 12.987/2014). Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, criado em 25 de julho de 1992, no 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana, marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.
3 - Título: População Afro-Paraguaia em debate
Data de início e término: 23 de setembro
Horário de início e término: 18 as 20h
Breve descrição
23 de setembro, data de discussão referente a população afrodescendente no país e que visa principalmente criar visibilidade e reconhecimento por toda a trajetória da população negra no país. É uma data que além desta visibilidade histórica procura marcar as lutas contra todas as formas de discriminação e desigualdade que ainda marcam as populações afrodescendentes do país.
4 - Título - População Afro-Argentina em debate
Data de início e término: 08 de novembro de 2021
08 de novembro, data de discussão referente a população afrodescendente no país e que visa principalmente criar visibilidade e reconhecimento por toda a trajetória da população negra no país. É uma data que além desta visibilidade histórica procura marcar as lutas contra todas as formas de discriminação e desigualdade que ainda marcam as populações afrodescendentes do país.
5 - Título: XI Semana da Consciência Negra
Local de realização: UNILA - Virtual
Data de início e término: 17 a 20 de novembro
Horário de início e término: variado
CH: 20h
QTD de vagas: 200
A XI Semana da Consciência Negra é um espaço de debate das questões étnico-raciais que surgiu em 2011 e vem atuando de forma continuada na UNILA e demais grupos e organização externas, principalmente os espaços de educação. A proposta é conferir visibilidade às lutas da população negra no município,na região da fronteira em diálogo com Argntina, Colômbia e Paraguai, bem como estimular o debate étnico racial de forma interdisciplinar, interinstitucional e na relação direta como a comunidade externa, que faz parte de todo o processo de organização do evento. A SEMANA integra as atividades do NEALA – Núcleo de Estudos Afro-Latino Americanos. Um de seus objetivos é fortalecer os laços entre a Universidade e os movimentos sociais.
Docentes, discentes e tecnicas
Mulheres Afrodescendentes
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6