O projeto de extensão tem por objetivo desenvolver processos de ensino-aprendizagem em geoprocessamento e sistemas de informação geográfica, através de ensino remoto no formato de oficnias, para a formação complementar de discentes da Unila e comunidade (discentes do ensino médio, pofessores do ensino médico, agentes comunitários) que tenham interesse no planejameneto e desenvolvimento territorial. O advento da Pandemia em curso, a despeito da trágedia humanitária e sanitária, vem demonstrando que a disseminação do vírus segue parâmetros de localização, aglomeração, mobilidade e acesso. Trata-se de uma questão sanitária, cujo agente biológico segue um padrão de infecção numa perspectiva espacial. Logo, trabalhos de colegas da Unila de várias instituições mostram a importância da espacialização dos dados e a conecção sistêmica no território.
O espaço geográfico rural ou urbano apresenta arranjos espaciais complexos que demandam análises de informações espaciais. Por outro lado, plataformas digitais como o Google Earth ou Google Maps ou softwares livres como Qgis podem proporcionair uma "democratização" do acesso a informação espacial. Contudo, é necessário utilizar essas ferramentas como meio e não como fim para a explicação de fenômenos espaiciais.
O planejamento territorial abrange diferentes escalas no território, sempre a cargo do Estado, e reflete nas formas de uso e ocupação do solo, localização de bens e serviços públicos e na forma da conduzção da políticas públicas. Uma Educação Espacial, para uma "cidadania territorial" pode estimular discentes, professores, agentes comunitários a serem agendes do desenvolvimento territorial propondo ações e políticas públicas mais contextualidzadas a cada realidade do município. Através de projetos voltados para a "cidadania territorial" será possível construir conhecimento mais contextualizado e formar pessoas que analisar, planejar e agir na produção de um projeto político de desenvolvimento e diminuição das desigualdades sociais.
Discentes dos cursos de graduação
Discentes do ensino médio, líderes comunitários, professores(as) do ensino médio
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