Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Educação Espacial: Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas (SIG) para o Planejamento e Gestão Territorial Participativos
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 40
Período de Realização: 15/07/2021 a 15/12/2021
Área Principal: 9 - ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Unidade Proponente: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Unila
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 14/2021/PROEX - Projetos)
Responsável pela Ação: EXZOLVILDRES QUEIROZ NETO
E-mail do Responsável: queiroz.neto@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795201


Resumo

O projeto de extensão tem por objetivo desenvolver processos de ensino-aprendizagem em geoprocessamento e sistemas de informação geográfica, através de ensino remoto no formato de oficnias, para a formação complementar de discentes da Unila e comunidade (discentes do ensino médio, pofessores do ensino médico, agentes comunitários) que tenham interesse no planejameneto e desenvolvimento territorial. O advento da Pandemia em curso, a despeito da trágedia humanitária e sanitária, vem demonstrando que a disseminação do vírus segue parâmetros de localização, aglomeração, mobilidade e acesso. Trata-se de uma questão sanitária, cujo agente biológico segue um padrão de infecção numa perspectiva espacial. Logo, trabalhos de colegas da Unila de várias instituições mostram a importância da espacialização dos dados e a conecção sistêmica no território.

O espaço geográfico rural ou urbano apresenta arranjos espaciais complexos que demandam análises de informações espaciais. Por outro lado, plataformas digitais como o Google Earth ou Google Maps ou softwares livres como Qgis podem proporcionair uma "democratização" do acesso a informação espacial. Contudo, é necessário utilizar essas ferramentas como meio e não como fim para a explicação de fenômenos espaiciais.

O planejamento territorial abrange diferentes escalas no território, sempre a cargo do Estado, e reflete nas formas de uso e ocupação do solo, localização de bens e serviços públicos e na forma da conduzção da políticas públicas. Uma Educação Espacial, para uma "cidadania territorial" pode estimular discentes, professores, agentes comunitários a serem agendes do desenvolvimento territorial propondo ações e políticas públicas mais contextualidzadas a cada realidade do município. Através de projetos voltados para a "cidadania territorial" será possível construir conhecimento mais contextualizado e formar pessoas que analisar, planejar e agir na produção de um projeto político de desenvolvimento e diminuição das desigualdades sociais.

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes dos cursos de graduação


Externo:

Discentes do ensino médio, líderes comunitários, professores(as) do ensino médio


Público Alvo Externo

Discentes do ensino médio, líderes comunitários, professores(as) do ensino médio



Membros da Equipe

  EXZOLVILDRES QUEIROZ NETO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  TIAGO FRANCISCO DE MOURA GUEDES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  GABRIELA TONINI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LUCAS MAGNO TEOFILO LINS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

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