Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Abordagem Histórica no Ensino de Matemática: teoria e prática
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 55
Período do Curso: 07/08/2021 a 20/11/2021
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Santo André - SP
Espaços de Realização: Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
Universidade Federal do ABC - UFABC
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO - EDITAL PROEX n.º 13/2021)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: ZAQUEU VIEIRA OLIVEIRA
E-mail do Responsável: zaqueu.oliveira@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795192

Resumo

Há algumas décadas tem se intensificado o debate acerca da abordagem histórica nas aulas de matemática, evidenciando suas potencialidades, assim com as dificuldades de implementação. Diversos autores tratam das potencialidades, mostrando, por exemplo, a importância dessa abordagem para fornecer aos estudantes uma compreensão mais clara dos conteúdos matemáticos, assim como desmistificar ideias estereotipadas desta disciplina. Porém, um dos pontos bastante questionados por professores em atuação é a falta de material didático que apresente propostas para sala de aula a partir desta abordagem, assim como espaços de formação continuada que promovam momentos de reflexão sobre aspectos teóricos e práticos relacionados ao tema. Este curso de extensão – oferecido conjuntamente pela UNILA e UFABC – tem como objetivo oferecer aos licenciandos e aos professores que ensinam matemática na Educação Básica momentos de reflexão e discussão acerca dos debates mais recentes na área, assim como propiciar a oportunidade de pesquisar temáticas relacionadas à história da matemática e planejar aulas que tenham esta abordagem como foco.


Programação

Módulo I – Tópicos em História da Matemática

07/08/2021 a 04/09/2021

 

Módulo II – História da Matemática e Ensino: aspectos teóricos

05/09/2021 a 02/10/2021

 

Módulo III – História da Matemática e Ensino: aspectos práticos

03/10/2021 a 20/11/2021


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes do curso de licenciatura em matemática


Externo:

Professores licenciados em pedagogia e em matemática e estudantes do curso de licenciatura em matemática da UFABC


Público Alvo Externo

Professores licenciados em pedagogia e em matemática e estudantes do curso de licenciatura em matemática da UFABC



Membros da Equipe

  ZAQUEU VIEIRA OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MÁRCIA HELENA ALVIM
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ISABELLE COELHO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  CARLOS HENRIQUE BARBOSA GONÇALVES
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6