Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Ampliação da capacidade de testagem de Sars-CoV-2 como estratégia de controle da pandemia de Covid-19 no estado do Paraná
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 11000012
Período de Realização: 11/03/2021 a 31/08/2021
Área Principal: 6 - SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Laboratório de Biologia Molecular - Hospital Padre Germano Lauck
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (CP 01/2021/FA - Edital 08/2021/PROEX - Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-COV-2)
Responsável pela Ação: MARIA LEANDRA TERENCIO
E-mail do Responsável: maria.terencio@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795168


Resumo

Considerando a situação de saúde experimentada com a pandemia pela COVID-19 em diversos países, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou aos governos nacionais a ampliação da testagem de suas populações quanto a possíveis infecções pelo novo coronavírus, já que a forma mais eficaz de salvar vidas é quebrar a cadeia de transmissão. Desta forma, na emergência da pandemia o Laboratório de Pesquisa em Ciências Médicas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e o hospital referência para atendimento da COVID-19 em Foz do Iguaçu (Hospital Municipal Padre Germano Lauck), estabeleceram parceria com o objetivo de somar forças na identificação molecular do vírus, por meio da PCR em Tempo Real, logo no início dos sintomas. Em abril de 2020, o laboratório foi habilitado pela Rede pela Divisão de Laboratórios de Saúde Pública do Paraná para realização da COVID-19 por RT-PCR, em atendimento ao Decreto Estadual 4261/2020 e segue até o presente momento, tendo realizado mais de 60.000 exames. 

        Apesar do elevado número de óbitos a pandemia não se encontra controlada no Brasil, sendo de extrema urgência a ampliação da rede de testagem da população, objetivando quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Com a publicação da Portaria No 006/2021-SETI, criando o Grupo de Instituições de Ensino Superior Públicas do Paraná com vista à ampliação da Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-COV-2, a UNILA passou a fazer parte da Rede, oportunizando condições para ampliar sua capacidade analítica. A partir daí, apresentou a Proposta do Projeto: "Ampliação da capacidade de testagem de Sars-CoV-2 como estratégia de controle da pandemia de Covid-19 no estado do Paraná", enquadrado na Área Prioritária: Biotecnologia & saúde, definida pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia - CCT PARANÁ, a fim de pleitear apoio financeiro dessa UGF com recursos do Fundo Paraná. Com a aprovação desta proposta, o laboratório poderá ampliar sua equipe profissional (2 bolsistas), aumentando a capacidade analítica para além de 7.500 testes/mês. 

       Serão testadas, ao longo de quatro meses, amostras obtidas de pacientes com suspeita clínica de Covid-19 enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A extração de RNA viral, a partir de solução oral/ nasal, será realizada com kit compatível com extrator automatizado e a detecção será realizada utilizando o kit Allplex 2019-nCoV (Seegene) através da técnica de RT-qPCR em tempo real. Esta reação detectará qualitativamente o RNA do Sars-CoV-2 em amostras de swab nasal, nasofaringe e orofaringe através da amplificação concomitante de 3 genes virais (E, N e RdRP), conforme recomendações da OMS. Ao final do projeto espera-se contribuir com a ampliação da capacidade diagnóstica de Sars-Cov-2 em todo o estado do Paraná, por meio das IES públicas distribuídas por todas as regiões do estado.  


Públicos Alvo

Interno:

Docentes, discentes


Externo:

População assistida pela Rede Paranaense de Saúde


Público Alvo Externo

População assistida pela Rede Paranaense de Saúde



Membros da Equipe

  MARIA CLAUDIA GROSS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARIA LEANDRA TERENCIO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  EMA CAROLINA ALMEIDA BARCELLOS
Categoria: EXTERNO
Função : AUXILIAR TÉCNICO

  RAFAELA ALBERTON FAVATO
Categoria: EXTERNO
Função : AUXILIAR TÉCNICO


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6