O primeiro módulo compreende atividades relacionadas a registro e documentação e visa a apresentar os trâmites e documentos que eles necessitam emitir para residir no Brasil.
O segundo módulo visa a tratar de assuntos relacionados a moradia, abrigo e acomodação, por meio de tarefas que simulem os usos reais de diálogo nesse âmbito, auxiliando-os, portanto, a encontrarem um lugar para residir e a reduzir possíveis angústias da falta da sua casa em seu país de origem.
O terceiro módulo focaliza a alimentação, isto é, a compra dos alimentos, o preparo, o custo, a importância, bem como seu valor nutricional e cultural. Este módulo poderá ter atividades a ocorrerem no restaurante da Centro Pop.
O quarto módulo relaciona-se ao tema de emprego e visa a discutir aspectos relacionados a trabalho no Brasil e na região trinacional, abrangendo legislações, processos de seleção, elaboração de currículo etc.
O quinto módulo refere-se à educação e capacitação e pretende apresentar e discutir questões relacionadas à formação dos aprendizes e de seus familiares. Visa a apresentar o sistema educacional regular e demais instituições que operam no setor educacional no Brasil e na região fronteiriça.
Por fim, o sexto módulo visa a tratar da questão da saúde e do bem-estar, apresentando o sistema de saúde do Brasil e simulando consultas médicas. Será enfatizada também a saúde física e emocional.
O material dos encontros será elaborado em parceria entre as professoras orientadoras do curso e os estudantes bolsistas e/ou voluntários.
Tal como apresentado anteriormente, além das tarefas, serão desenvolvidas atividades culturais relacionadas a cada módulo, de modo a introduzir o público à cultura brasileira e fronteiriça através da apreciação e discussão de produtos culturais, especialmente latino-americanos, que tratam de migração e impulsionam discussões em torno dos contatos culturais que as situações de deslocamento promovem, contribuindo, destarte, para o acolhimento dos que chegam ao país e à região e (re)conhecimento das complexidades da cultura brasileira e fronteiriça.
Estudantes do curso de Letras ? Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
Comunidade interna e externa de adultos refugiadas(os) e portadores de visto humanitário em território brasileiro
Comunidade interna e externa de adultos refugiadas(os) e portadores de visto humanitário em território brasileiro