Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Português Brasileiro e Cultura na Fronteira para Migrantes e Refugiados
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 17
Período do Curso: 17/04/2021 a 05/06/2021
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: meio digital
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2019-2021)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 36 Quantidade de Vagas: 15
Responsável pela Ação: LAURA JANAINA DIAS AMATO
E-mail do Responsável: laura.amato@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795165

Resumo

 

O Curso Português Brasileiro e Cultura na Fronteira para Migrantes e Refugiados tem como objetivo o acolhimento de residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário por meio da cultura, particularmente, pelo desenvolvimento das competências necessárias para que eles possam usar o português como língua estrangeira com diferentes propósitos, sobretudo relacionados à solicitação de registro e documentação, moradia,  saúde, estudo e trabalho, contribuindo, destarte para a sua integração linguístico-cultural no Brasil e na região trinacional. O curso está baseado numa perspectiva de linguagem como prática social e segue uma abordagem por  tarefas, sendo possível a matrícula de novos estudantes a qualquer momento. As aulas são ministradas por discentes do curso de licenciatura em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras da UNILA e devido ao contexto epidemiológico mundial, as atividades serão realizadas de forma online.


Programação

Considerando que as aulas serão práticas de interação e de uso da língua estrangeira em situações similares as do cotidiano, foi elaborado um programa composto por seis módulos: registro e documentação; abrigo e acomodação; alimentação; saúde e bem-estar; educação e capacitação; emprego.

 

Os estudantes poderão ingressar em qualquer momento do curso e realizar a tarefa da aula. Serão certificados aqueles que concluírem todos os módulos. Cada módulo tem duração de dois encontros, e cada encontro tem duração de 3,3 horas. A carga horária total do curso é, portanto, de 36 horas.


MÓDULO I

REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO

 

MÓDULO II

 

ABRIGO E ACOMODAÇÃO

 

MÓDULO III

 

ALIMENTAÇÃO

MÓDULO IV

EMPREGO

MÓDULO V

EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO

MÓDULO VI

SAÚDE E BEM-ESTAR

O primeiro módulo compreende atividades relacionadas a registro e documentação e  visa a apresentar os trâmites e documentos que eles necessitam emitir para residir no Brasil.

O segundo módulo visa a tratar de assuntos relacionados a moradia, abrigo e acomodação, por meio de tarefas que simulem os usos reais de diálogo nesse âmbito, auxiliando-os, portanto, a encontrarem um lugar para residir e a reduzir possíveis angústias da falta da sua casa em seu país de origem.

O terceiro módulo focaliza a alimentação, isto é, a compra dos alimentos, o preparo, o custo, a importância, bem como seu valor nutricional e cultural. Este módulo poderá ter atividades a ocorrerem no restaurante da Centro Pop.

O quarto módulo relaciona-se ao tema de emprego e visa a discutir aspectos relacionados a trabalho no Brasil e na região trinacional, abrangendo legislações, processos de seleção, elaboração de currículo etc.

O quinto módulo refere-se à educação e capacitação e pretende apresentar e discutir questões relacionadas à formação dos aprendizes e de seus familiares. Visa a apresentar o sistema educacional regular e demais instituições que operam no setor educacional no Brasil e na região fronteiriça.

Por fim, o sexto módulo visa a tratar da questão da saúde e do bem-estar, apresentando o sistema de saúde do Brasil e simulando consultas médicas. Será enfatizada também a saúde física e emocional.

O material dos encontros será elaborado em parceria entre as professoras orientadoras do curso e os estudantes bolsistas e/ou voluntários.

 

Tal como apresentado anteriormente, além das tarefas, serão desenvolvidas atividades culturais relacionadas a cada módulo, de modo a introduzir o público à cultura brasileira e fronteiriça através da apreciação e discussão de produtos culturais, especialmente latino-americanos, que tratam de migração e impulsionam discussões em torno dos contatos culturais que as situações de deslocamento promovem, contribuindo, destarte, para o acolhimento dos que chegam ao país e à região e (re)conhecimento das complexidades da cultura brasileira e fronteiriça.



Públicos Alvo

Interno:

Estudantes do curso de Letras ? Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras


Externo:

Comunidade interna e externa de adultos refugiadas(os) e portadores de visto humanitário em território brasileiro


Público Alvo Externo

Comunidade interna e externa de adultos refugiadas(os) e portadores de visto humanitário em território brasileiro



Membros da Equipe

  TATIANA PEREIRA CARVALHAL
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LAURA JANAINA DIAS AMATO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR

  MAYARA CRISTINA DIAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) EM ATIVIDADE CURRICULAR
  MILENA DO CARMO LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) EM ATIVIDADE CURRICULAR


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6